EXPERIÊNCIA DE DOCÊNCIA E PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID-19:

A DISCIPLINA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS ORGANIZADA PELO EXPERIMENTO DIDÁTICO FORMATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77987

Palavras-chave:

Tecnologia, Formação de professores, Experimento didático formativo

Resumo

A pandemia da covid-19 fez com que as atividades educacionais migrassem repentinamente para um modelo emergencial remoto, fazendo com que professores vivenciassem inúmeros desafios. Neste texto, objetivamos apresentar e discutir a proposta da disciplina “Tecnologias educacionais no ensino de línguas”, organizada pelo referencial do Experimento didático formativo (SFORNI, 2015) e da Atividade social (LIBERALI, 2020) em contexto emergencial remoto, ofertada e conduzida no modelo de coensino e coplanejamento (ROTH et al., 2002; 2000; PASSONI, 2010; EL KADRI, 2014) e também analisar as affordances percebidas pelos alunos participantes sobre as aprendizagens possibilitadas. Os dados foram coletados por meio de questionário com alunos do curso de Letras Inglês participantes da disciplina e a análise realizada por meio da proposta de affordances (VAN LIER, 2000). Os resultados apontam que a disciplina permitiu desenvolver habilidades relacionadas à tecnologia em si, habilidades de uso de tecnologia em sala de aula, desenvolver trabalho colaborativo, desenvolver letramento digital e propiciar mudanças de concepção em relação ao trabalho com tecnologia. Concluímos o texto ressaltando o potencial do experimento didático formativo e da atividade social como possibilitadores de oportunidades de aprendizagem em contexto remoto emergencial.

Biografia do Autor

Michele Salles El Kadri, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Estudos da Linguagem e dos Programas em Educação (PPEDU-UEL), Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL) e Meplem. Professora Adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Denise Ismenia Grassano Ortenzi, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Estudos da Linguagem. Professora Adjunta do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Maria Paula Pereira de Lima, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda em Educação (PPEDU-UEL) e licenciada em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Silvia Gusmão Brandilla Calazans, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda em Educação (PPEDU-UEL) e licenciada em Letras Espanhol e Literatura Hispânica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora instrutora no Laboratório de Línguas da UEL.

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Publicado

2021-12-24