O FIM DA PRIMAVERA:

NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA INFÂNCIA NO SOLO PANDÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77993

Palavras-chave:

Educação, Educação Infantil, Formação de professores, Infância, Pandemia

Resumo

Este ensaio tem o objetivo principal de discutir sobre a formação de professores da infância em tempos de pandemia da COVID-19, bem como pensar em novos contornos que garantam o comprometimento, na Educação Superior, com a formação inicial docente de qualidade. A discussão envolve os estudos e as pesquisas desenvolvidos ao longo dos anos no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica (GEPEITC), da Universidade Estadual de Londrina, e no Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Infantil Inclusiva (GEEII), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A metodologia é um estudo bibliográfico e documental sobre a temática envolvente, principalmente no que se refere à formação docente em nível superior no ensino remoto emergencial. Como resultado, divulga-se a preocupação com o sentido de educar no Ensino Superior, bem como os encaminhamentos dirigidos aos estudantes no Curso de Pedagogia que se encontram em formação inicial para a docência na Educação Infantil com as crianças de até 5 (cinco) anos. Em tempos de incertezas, as quais foram ocasionadas pelo contexto vigente, há a propagação ensaística de mudanças induzidas no campo educacional, por meio de uma nova modalidade de ensino e formação, que, de certa forma, tem gerado novas demandas que precisam ser ponderadas em favor da formação emancipatória docente.

Biografia do Autor

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-doutora em Educação pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora avaliadora da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Professora Associada do Departamento de Educação, Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Marta Chaves, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós-doutora em Educação pela Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara (UNESP). Professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Coordenadora do Curso de Pedagogia da UEM.

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Publicado

2021-12-25