POR UMA RECONSTRUÇÃO DO/NO ENSINO REMOTO -

RASCUNHOS E BORRÕES EM UM FAZER INCLUSIVO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77997

Palavras-chave:

Reconstruções, Ensino remoto, Ensino superior, Inclusão

Resumo

Este artigo reflete sobre o Ensino Remoto com foco inclusivo no Ensino Superior. A relevância deste estudo alicerça-se na centralidade do pensar sobre o cotidiano dos estudantes com deficiência diante dos desafios do Ensino Remoto, a saber, utilização de recursos digitais no processo de aprendizagem. As políticas de inclusão trazem um pensar sobre o conceito de deficiência quanto às barreiras atitudinais, conceituais e procedimentais. Três movimentos cercam este estudo, a saber, o primeiro, um trilhar pelo que prescreve a legislação para pessoas com deficiência; o segundo, um foco teórico centrado nas discussões sobre as barreiras de acessibilidade comunicacional e de tecnologia assistiva, inclusão e o ensino remoto; o terceiro, desenhos e borrões na construção de caminhos inclusivos para a aprendizagem com personalização e flexibilidades. Percebemos reconstruções em tempos de ensino remoto, com novas iniciativas, novos fazeres, fazeres colaborativos com o parar para pensar, escutar, olhar, sentir e ir mais devagar a rascunhos e borrões. Estamos certos de que a atenção ao que prescrevem as políticas de inclusão, o alargamento da leitura sobre o conceito de inclusão e a experiência, com base no narrar dos estudantes, são dimensões centrais da receptividade, da disponibilidade e da abertura para vivenciar o ensino remoto com personalização e flexibilização. A alteridade, caminho com argumento da experiência, vivifica, a partir de uma reflexão de si sobre si para pensar sobre o outro, cuja experiência é para cada um singular.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN)

Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora e mestra em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta IV da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Charles Lamartine de Sousa Freitas, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de Filosofia e História da Educação. Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma/Itália). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduado em Pedagogia, Teologia e Serviço Social. Diretor Geral da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN).

Rosilene da Costa Bezerra Ramos

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Educação pela UERN. Graduada em Pedagogia pela UERN. Coordenadora Pedagógica na rede pública e privada dos municípios de Mossoró (RN) e Baraúna (RN).

Francisco Mayccon Passos Costa, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Bacharel e licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Psicólogo Educacional da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN). Docente do curso de psicologia da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2021-12-25