RELATO SOBRE UM ESTÁGIO DE EXTENSÃO REALIZADO DURANTE O PRIMEIRO ANO DA PANDEMIA DA COVID-19:

POSSIBILIDADES PARA APRENDER E COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS EM FORMATO REMOTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77998

Palavras-chave:

Formação de Professores, Prática Pedagógica, Pandemia

Resumo

O artigo a seguir se elabora a partir da experiência dos autores quando da realização de um estágio de extensão, em um curso de pedagogia na modalidade a distância, organizado em formato totalmente remoto desde a sua concepção. A metodologia do trabalho se deu através de uma revisão bibliográfica direcionada para artigos que abrangessem experiências pedagógicas ocorridas durante todo o ano de 2020 e o primeiro semestre de 2021. Ao final da construção teórica, os autores se depararam com algo que superou os seus objetivos, já que, através da análise das publicações de outros pesquisadores, conseguiram encontrar um retrato sobre os desafios do momento presente, o qual ecoa vivências e desafios diversos que abrangem desde as contradições da política institucional brasileira até os problemas da compulsória convivência intergeracional deste período.

Biografia do Autor

Alexandra Domingues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL)

Aluna do curso de pedagogia na Uninter. Licenciada em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), mestre e especialista em Educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Técnica em Assuntos Educacionais no IFSUL.

Iris Cristina Datsch Toebe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduada em Pedagogia. Especialista em: Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial (UNOPAR); Psicopedagogia (UCDB). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Rafael da Silva Alves, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL)

Licenciado em História. Especialista em Educação (IFSUL). Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL), Técnico em Assuntos Educacionais no IFSUL.

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Publicado

2021-12-25