A ATIVIDADE DOCENTE E A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:

SIGNIFICAÇÕES DE UM UNIVERSITÁRIO COM CEGUEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81169

Palavras-chave:

dimensão subjetiva, significação, inclusão educacional

Resumo

Com o crescente número de acesso de pessoas com deficiência à Educação Superior, amplia-se a preocupação com o processo de inclusão. Deste modo, é preciso debater, além do acesso, as condições para a permanência desse alunado. Deve-se, igualmente, buscar compreender como tem se dado o processo formativo desses estudantes. Considerando essas demandas, esta pesquisa teve como objetivo apreender as significações constituídas do processo de inclusão de um estudante com deficiência visual no curso de licenciatura em Educação Física. A abordagem metodológica adotada é de cunho qualitativo, a partir de um estudo de caso. A construção dos dados empíricos deu-se por meio do uso da entrevista semiestruturada, que foi transcrita e posteriormente analisada através dos núcleos de significações. Os resultados do estudo mostraram que a inclusão tem acontecido na Educação Superior, mas ainda há muitos obstáculos a serem superados. Em virtude disso, o processo de formação do aluno com deficiência visual é tensionado por múltiplas barreira.

Biografia do Autor

Phelipe Lins de Moura, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Discente de Educação Física - Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista de Iniciação Científca (PIBIC) – PROCAD 2013.

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Ciências do Desporto e da Educação Física pela Universidade do Porto (Portugal). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2022-07-08