A PÓS-GRADUAÇÃO NO CONTEXTO DA CRISE PANDÊMICA:

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL REALIZADO EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LOCALIZADO NO NORTE DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81171

Palavras-chave:

ensino remoto emergencial, pandemia, pós-graduação stricto sensu

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender as implicações do ensino remoto emergencial na formação dos estudantes dos cursos de mestrado e doutorado de um programa de pós-graduação em educação localizado no norte do Paraná. Desse modo, os discentes matriculados nos cursos manifestaram-se por meio dos questionários aplicados que são favoráveis ao ensino remoto emergencial em decorrência da covid-19. No entanto, foi imprescindível identificar também que os discentes apontam que o ensino remoto emergencial não possibilita interação entre os sujeitos envolvidos, influenciando dessa maneira a formação e o desenvolvimento das pesquisas. Fica evidente que a interação social é fundante na formação do pesquisador. O método de análise de dados adotado está embasado nos pressupostos da abordagem qualitativa. Como técnica de pesquisa, desenvolvemos um estudo bibliográfico utilizando estudos de alguns autores, dentre eles Cordeiro (2020), Charczuk (2020), Hodges et al. (2020), Morais Neto et al. (2020), e coleta de dados referente à formulário on-line aplicado a estudantes dos cursos de mestrado e doutorado em educação de um programa de pós-graduação localizado no norte do Paraná. Ao final do estudo, consideramos que é impossível não constatar o impacto negativo causado pela pandemia, principalmente em relação à dor pelos milhares de vidas perdidas. No que concerne ao andamento das pesquisas e das ações do Programa, podemos afirmar que houve um esforço por parte da coordenação do curso, dos docentes e discentes, para que os prejuízos pudessem ser amenizados diante de um quadro de pandemia nunca visto antes.

Biografia do Autor

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do curso de graduação e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Marília Evangelina Sota Favinha, Universidade de Évora (UEVORA), Évora – Portugal

Doutora em Ciências da Educação, na área da Teoria e Desenvolvimento Curricular. Professora do Departamento de Pedagogia e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Évora (UEVORA), Évora – Portugal.

Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2022-07-08