APRENDIZAGEM COOPERATIVA:

UMA METODOLOGIA DE ENSINO QUE SE PAUTA NO DIÁLOGO SINCRÔNICO ENTRE OS SUJEITOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81175

Palavras-chave:

aprendizagem cooperativa, Escola Alan Pinho Tabosa, metodologia de ensino

Resumo

Apresentam-se os resultados da pesquisa cujo objetivo básico foi estudar a aplicabilidade da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa na formação educacional dos estudantes da Escola Alan Pinho Tabosa e como os sujeitos envolvidos percebem essa nova metodologia de ensino-aprendizagem. Essa metodologia trabalha na perspectiva do estímulo às habilidades sociais, à criatividade e ao equilíbrio, favorecendo a interação de aprendizagem entre os estudantes, de modo que eles tenham metas e objetivos a serem alcançados conjuntamente. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho descritivo, tendo sido adotado como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado aos professores e aos estudantes da referida escola, bem como uma entrevista semiestruturada feita com a direção desta. Também foi utilizada a técnica de observação participante. Os achados da pesquisa evidenciam que os estudantes, os professores e a direção da escola conhecem e gostam dessa metodologia e que ela tem grande importância para o aprendizado colaborativo entre esses atores. Também ficaram evidentes as várias aplicações efetivas da Aprendizagem Cooperativa na escola pesquisada e, embora não fosse objetivo desta pesquisa investigar os outros integrantes da escola, ainda assim percebemos que essa metodologia também se estende a esse contingente.

Biografia do Autor

Maria Lucileide Gomes do Nascimento, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bibliotecária na Biblioteca Pública Estadual do Ceará.

Virginia Bentes Pinto, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Sciences de l’Information et de la Communication pelo Institut des Communications et des Média (ICM) da Université Stendhal-Grenoble-3-França. Professora Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2022-07-08