DESVALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA:

CONDIÇÕES HISTÓRICAS E SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81177

Palavras-chave:

docência, desvalorização, desprofissionalização, feminização

Resumo

O trabalho discute as condições sócio-históricas que originaram a perda de prestígio e desvalorização da profissão docente. Procedeu-se a uma pesquisa teórica que apontou quatro questões explicativas aqui abordadas, a saber: a histórica relação da religião com a docência e sua desprofissionalização; a massificação do ensino e as más condições de trabalho; a feminização docente; e as hierarquias entre o conhecimento teórico e prático e entre a pesquisa e o ensino. A característica histórica de servilismo na docência encontrou, na massificação do ensino e na feminização docente, modos de reprodução. A especialização do conhecimento e a dicotomização entre teoria e prática pedagógica contribuíram para a desqualificação da profissão. Salienta-se o fato de que a desvalorização da docência é reproduzida no campo acadêmico, manifestando-se no preterimento dos cursos de licenciatura nas universidades públicas brasileiras.

Biografia do Autor

Laís Barbosa Patrocino, Fiocruz Minas

Doutoranda em Saúde Coletiva pela Fiocruz Minas. Mestra em Educação e cientista social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisa no campo da educação em saúde e sexualidade, gênero e educação e formação docente.

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Publicado

2022-07-08