GESTÃO DO PEDAGÓGICO PARA A EMANCIPAÇÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v44i87.81178

Palavras-chave:

identidade, prática pedagógica, gestão

Resumo

O presente artigo apresenta como temática a gestão pedagógica sobre as questões de diversidade sexual. Sobre o tema apresentado, encontra-se como problemática a dificuldade da/do docente em tematizar a diversidade sexual enquanto prática pedagógica emancipatória. Assim, o estudo se justifica não unicamente pela escolha teórica, mas pelo termo diversidade sexual. Busca-se, assim, tratar de um posicionamento pedagógico, porque sua ausência se reflete na resistência docente em gerir a temática no ensino básico, evidenciando, desse modo, a importância de discuti-la nas escolas. Dessa forma, o objetivo deste estudo é explorar os conceitos sobre a gestão pedagógica e a diversidade sexual no contexto escolar. Esse processo exige da gestão pedagógica um amplo esforço de organização dos recursos materiais e humanos, os quais são componentes fundamentais. Caracteriza-se, ademais, por ideias, concepções e representações desconstrutivas das práticas pedagógicas tradicionais. Predominantemente, os conceitos teóricos estão fundamentados em Louro (1997, 1999, 2001), a qual propõe o rompimento do pensamento conservador, tanto da escola como da prática docente. Constitui-se ainda com argumentos de Freire (1996) para validar o pertencimento, o respeito e a autonomia do educando. A metodologia está baseada no estudo qualitativo, o qual segue os conceitos de Lüdke e André (1986). Por conta da abordagem, desconsidera-se a quantidade. Como resultado, percebe-se o predomínio do conservadorismo, que repercute na negação ao público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) e na naturalização da homofobia, prevalecendo os mecanismos dominantes da heteronormatividade. Para aprofundar essa discussão, dialoga-se com os demais autores. Conclui-se o estudo considerando ser necessário ao docente gerir as práticas pedagógicas, isto é, práticas inerentes à atividade docente. A escola é o espaço de referência à emancipação e à libertação; porém, esta também é o lugar da resistência e da negação à identidade sexual e de gênero dos educandos.

Biografia do Autor

Shirlei Alexandra Fetter, Universidade La Salle (Canoas-RS)

Doutoranda em Educação pela Universidade La Salle (Canoas-RS). Bolsista Capes.

Denise Regina Quaresma da Silva, Universidade La Salle (Canoas-RS)

Pós-doutora em Estudos de Gênero pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES), Argentina. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle (Canoas-RS).

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Publicado

2022-07-08