AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CURSOS DE LICENCIATURAS: O QUE DIZEM OS ALUNOS FORMADOS

Autores

  • Uillians Santos
  • Vanessa Castilho

Resumo

A temática referente à avaliação da aprendizagem está presente em debates constantes entre especialistas, educadores, formadores e pesquisadores da área. Suas vertentes são as mais variadas. Este trabalho foca a avaliação do processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, em especial, nos cursos de licenciaturas. Por meio de pesquisa, numa abordagem qualitativa, os instrumentos usados para coleta de dados foram questionários com questões abertas. Fizemos uso também da pesquisa bibliográfica e documental. Tivemos o objetivo de identificar o perfil dos sujeitos e, posteriormente, as suas percepções de avaliação, bem como os instrumentos avaliativos aos quais foram submetidos durante a graduação e se eles utilizariam os mesmos métodos com seus alunos. Fizemos uso, igualmente, da pesquisa bibliográfica e documental. No decorrer da pesquisa, observou-se que os sujeitos apresentaram percepções de avaliação progressista (diagnóstica, formativa e processual), mas, em sua maioria, eles foram submetidos a processos avaliativos muito tradicionais, e, curiosamente, muitos deles responderam que usariam o mesmo método para avaliar seus estudantes. Conclui-se, neste enfoque, que há a necessidade de novas pesquisas para identificar os processos avaliativos desses novos professores e suas concepções sobre avaliação da aprendizagem.

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Instrumentos avaliativos. Cursos de
licenciatura.

Downloads

Publicado

2017-01-03

Edição

Seção

Artigos