AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS EM FAVOR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR PARA A GESTÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Débora Mendes
  • Maria Ciasca

Resumo

O presente artigo deriva de uma pesquisa de doutoramento concluída em agosto de 2011 que objetivou avaliar os programas de disciplinas da área de estrutura e funcionamento da educação básica, ofertadas para os cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará, e os impactos produzidos por estas na formação inicial de professores que venham a exercer cargos relacionados à gestão escolar. O estudo contou com a significativa amostra de 167 (cento e sessenta e sete) estudantes de graduação; 05 (cinco) professores e 10 (dez) egressos que, na época da pesquisa, ocupavam a função de gestor educacional em diferentes instituições da esfera pública e privada na cidade de Fortaleza (CE). Constitui-se como um estudo qualiquantitativo, caracterizado como uma pesquisa documental e avaliativa. Elegeu-se como suporte teórico, dentre outros, Ristoff (1995), Vianna (2000), Bachelard (1996). Os resultados apontam que a qualidade do processo educativo não depende exclusivamente do processo desenvolvido em sala de aula, mas também está sujeito às ações daqueles que fazem a condução administrativa e organizacional desse processo; nesse caso, do gestor educacional e de diferentes atores que desempenham funções relacionadas à gestão da educação. Daí a necessidade de avaliar as referidas disciplinas com vistas à influência que estas exercem na formação de futuros gestores educacionais, que, por sua vez, são elementos-chave para o sucesso escolar.

Palavras-chave: Avaliação. Formação de professores. Gestão educacional.

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Publicado

2017-01-03

Edição

Seção

Artigos