AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA: O OLHAR A PARTIR DA REALIDADE DE UMA ESCOLA ESTADUAL EM SÃO PAULO – BRASIL

Autores

  • Regiane Bertagna
  • Liliane Mello

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a avaliação institucional participativa no ensino fundamental, evidenciando os limites e as potencialidades de sua efetivação na prática, com ênfase na participação. Compreendemos a necessidade de democratização das escolas e buscamos destacar o processo de avaliação institucional participativa como um dos instrumentos para concretizá-la; no entanto, reconhecemos que há limites dentro da realidade escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de observações em uma escola estadual paulista, denominada Gama, e da análise dos documentos encaminhados à escola sobre avaliação institucional. A qualidade educacional requer uma compreensão de avaliação formativa que, no cotidiano escolar, deve envolver a participação da comunidade.

Palavras-chave: Avaliação institucional participativa. Ensino fundamental. Quali­dade educacional.

Downloads

Publicado

2017-01-03

Edição

Seção

Artigos