PROJETO DE INTERVENÇÃO PROPOSTO NO PIBID/UNEB/CAMPUS XII: RELATO DAS VIVÊNCIAS NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores

  • Elicinalva Vasconcelos
  • Sônia Reis

Resumo

Este artigo discute, no contexto da Iniciação à Docência (ID), as vivências realizadas no projeto de intervenção “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, desenvolvido como parte do subprojeto “Laboratório de Práticas Pedagógicas” do PIBID/UNEB/Campus XII. As referidas vivências se deram no âmbito da Escola Municipal Nelsa Luzia Teixeira. O projeto nasceu das dificuldades indicadas pelos bolsistas de ID ao compartilharem saberes, aprendizagens e experiências com a Iniciação à Docência durante as reuniões semanais com todo o grupo do subprojeto. O presente texto objetiva sistematizar momentos experienciados e saberes adquiridos na realização das atividades propostas ao longo do desenvolvimento do projeto. Dentre as aspirações deste projeto, enfatiza-se a possibilidade dada ao graduando do curso de Pedagogia de se familiarizar com a rotina da sala de aula e compreender a complexidade e a essência do ato de ensinar. Discute-se a necessidade de o licenciando ampliar seus conhecimentos, ultrapassando o que é proposto no ambiente formador para melhor se preparar para os desafios que o cotidiano escolar lhe impõe. Além disso, mostra-se como o projeto de intervenção na Iniciação à Docência é um artifício significativo no processo de formação. Reflete-se, ainda, sobre as atividades colocadas em prática e as oportunidades geradas tanto para a formação docente quanto para as crianças que participaram desse processo. Conclui-se, por fim, que vivências desse tipo enriquecem o percurso formativo do graduando e permitem uma aproximação com o seu futuro contexto de atuação.

Palavras-chave: Iniciação à docência. Projeto de intervenção. Formação.

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Publicado

2017-01-03

Edição

Seção

Varia