O ENSINO DE FILOSOFIA NO RECÔNCAVO SUL

Autores

  • Emanoel Luís Roque Soares Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumo

Este texto descreve projeto de pesquisa O ensino de Filosofia em Amargosa e no Vale do Jequiriçá, que tem como finalidade principal diagnosticar a situação em que se encontra o ensino da filosofia nas escolas do nível médio do Recôncavo Sul e como está se dando este ensino nas universidades. A responsabilidade de “filósofo profissional” nos deixa abertos para novas possibilidades, cabendo a nós mesmos analisar as novidades de maneira criteriosa e crítica, para que, ao verificar sua serventia, esta possa ser usada no sentido de partilhar saberes com outros ou de produzir novos saberes para o uso comum, o que reconduz a filosofia ao ponto de destaque que sempre ocupou de prestadora de serviço da humanidade. O método utilizado na pesquisa será a fenomenologia e a descrição semiótica, pois esta visa focalizar ações, pensamentos e estruturas deônticas para vislumbrar as contradições por meio de análise dos discursos implícitos nas entrevistas de professores, gestores e alunos do ensino médio, confrontando-as com os discursos dos formadores universitários.

Downloads

Publicado

2017-05-21

Edição

Seção

Artigos