AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL: ESTUDOS SOBRE AS MISSÕES DE UNIVERSIDADE BRASILEIRAS E SUAS (IM)PERTINÊNCIAS

Autores

  • Marcos Antonio Martins Lima Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Antônio de Araújo e Souza Faculdade Integrada do Ceará (FIC) Universidade Federal do Ceará

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar a concepção institucional da universidade brasileira contemporânea, através da análise de suas missões, enquanto razão de existência e, portanto, um dos referenciais para a avaliação e planejamento de seu desenvolvimento institucional. Com base no exame das missões de sessenta e quatro universidade s (35% do total de 183 universidades), foi elaborada uma estrutura de análise para missões tendo como método a “Análise de Conteúdo” conforme Bardin (1977). Com esse método foram identificados os principais referentes, enquantoelementos, funções ou estruturas, objetivando criar categorias de análise, destacando aquelas categorias mais freqüentes e, caracterizando assim uma concepção institucional mais presente na universidade brasileira. Assim, após apresentar considerações sobre o cenário em que se insere a universidade, como resultado, o presente estudo destacou, dentre vinte categorias de análise identificadas, que a universidade justifica sua existência propondo ou oferecendo: 1°) “Ensino, Pesquisa e Extensão”, 2°) “Saber e Conhecimento”, 3°) “Formação Humanística e Profissional”; com os seguintes objetivos ou propósitos: 1°) “Desenvolvimento e Progresso”, 2°) “Sociedade e Comunidade”, 3°) “Inclusão Social e Cidadania”.

Downloads

Publicado

2017-05-21

Edição

Seção

Artigos