IMPACTO DA MÍDIA NAS PRÁTICAS E PREFERÊNCIAS CULTURAIS DOS PROFESSORES

Autores

  • Ana Carmita Bezerra de Souza Universidade Federal do Piauí

Resumo

No presente trabalho discutimos as práticas e preferências culturais de 40 professores da educação básica em Fortaleza-CE, a partir de dados obtidos através de questionário. A ação metodológica se guiou por questões como: por quais conteúdos da mídia os professores manifestam preferência? Quais práticas de lazer eles mantêm nos momentos vagos? Assim, apresentamos informações dos usos e práticas dos docentes sobre televisão, cinema, rádio, músicas, bares, restaurantes, boates, teatros, museus, leituras, analisando suas respostas a partir do conceito de currículo cultural – conteúdos midiáticos produzidos, invariavelmente, com objetivos comerciais e intencionalidades pedagógicas veladas, sendo essa a sua principal característica. A diversidade de produtos simbólicos comercializados nos meios de comunicação e em outros aparatos faz parte das práticas e preferências de todos os sujeitos participantes, o que se entende pelo simples fato de estarem inseridos em um contexto fortemente marcado pela cultura da mídia, o contexto sociocultural contemporâneo. A partir dos dados analisados, emergem outras questões pertinentes para futuras pesquisas sobre a influência do currículo cultural na educação escolar e no trabalho docente.

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Publicado

2017-05-21

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Artigos