POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL: QUALIFICAÇÃO, INSERÇÃO PRODUTIVA E SOCIAL NO BRASIL

Autores

  • Lisimere Cordeiro do Vale Xavier Professora de Educação Básica da Rede Pública Estadual e Municipal do Estado do Ceará.
  • Antonio Roberto Xavier Universidade Vale do Acaraú - IDECC, IDJ; Instituto de Ensino Superior do Ceará - INTA e FVJ.

Resumo

Este artigo tem por escopo principal demonstrar que existe necessidade peculiar com relação à efetivação de uma política pública de inclusão digital voltada para a qualificação e inserção produtiva dos sujeitos sociais nos mais variados programas de educação no Brasil. No primeiro momento de abordagem, o objeto de estudo foi apresentado de forma sucinta e convidativa para que o leitor despertasse para uma análise mais acurada sobre o assunto. No segundo momento, a abordagem girou em torno da realidade atual concernente ao célere estágio evolutivo da ciência e da tecnologia. Nesse sentido, procurou-se explicitar que urge a necessidade de uma política pública digital de qualificação e inserção para que as pessoas, indiferentemente de poder aquisitivo, idade ou nível intelectual possam desenvolver as habilidades e competências necessárias ao mundo digital. Por último, foi reforçada a ideia de que o interesse pela pessoa humana deve ser insubstituível, de modo que os valores dos sujeitos sociais sejam sempre mais importantes do que o fetiche pela máquina fria, sem cérebro e sem coração.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Edição

Seção

Artigos