EDUCAÇÃO DE JOVENS-ADULTOS E A AFIRMAÇÃO ETNICORRACIAL

Autores

  • Alba Cleide Calado Wanderley Universidade do Vale do Acaraú - UVA
  • Stella Mareia de Morais Santiago Universidade do Vale do Acaraú - UVA Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

O presente artigo trata da discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos, e da necessidade de percebê-la a partir de um recorte etnicorracial do qual faz parte, atrelado ao direito de ser jovem-adulto afrodescendente conhecedor de suas qualidades e possibilidades de emancipação estudantil, mesmo em meio a tantas escolhas e renúncias nesse seu tempo de vida. Dessa forma, destacamos a necessidade da EJA apropriar-se das questões etnicorraciais em seu currículo, tanto pelo jovem-adulto, como pelo seu educador, haja vista que grande parte de seus alunos/as são afrodescendentes, bem como de seus educadores. Pretendemos, com essa discussão, apontar a necessidade da reconfiguração da educação de jovens e adultos com o acolher da questão etnicorracial no seu processo de ensino-aprendizagem, visando ao reconhecimento e afirmação desse ser integrante do recorte da população que está em situação de marginalização social, política, econômica e racial como afrodescendente. Posto que acreditamos ser de suma importância para a formação de um indivíduo afrodescendente autônomo e atuante no seu meio uma educação libertadora e cotidiana.

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Publicado

2020-08-30

Edição

Seção

Artigos