REGISTRO SOCIOLÓGICO E TRAGÉDIA DA CULTURA EM GEORG SIMMEL

Autores

  • Hildemar Luiz Rech Universidade Federal do Ceará - UDC

Resumo

O presente texto aborda aspectos da sociologia de Ceorg Simmel. Em termos
teóricos, o autor estabeleceu o conceito de "sociação", por entender que ele
exprime melhor o caráter dinâmico, transitório e inter-relacional da vida social.
O que constitl.li a sociologia como ciência das formas e dos processos de "sociação"
é o caráter de efeitos recíprocos e de relações multilaterais na ação social.
Por outro lado, os grandes sistemas e organizações supra-individuais, tais como o
estado, as estruturas de classes e o mercado, não são, para Simmef, nada mais do
que solidificações ou molduras duradouras de forças e entrelaçamentos interativos
que ocorrem entre os indivíduos a cada momento de suas vidas. No que se refere
à noção de tragédia da cultura, cabe destacar que, segundo Simmel, ela possui
uma dupla dimensão. Ela já se encontra, por um lado, na própria estrutura da
cultura, junto a seu fundamento, na forma de uma fenda original que nunca se
deixa vedar ou fechar jamais. Ou seja, em seu desdobramento, sujeito e objeto
compreendem um dualismo básico encerrando lógicas internas distintas e não
coincidentes, instaurando uma dinâmica sempre contraditória, incongruente e de
não identidade plena entre sujeito e objeto nos processos sociais e históricos. Por outro lado, a tragédia da cultura na modernidade instaura-se, para Simmel, com o desenvolvimento da divisão do trabalho e a liberação das relações monetárias, e, conseqüentemente, com a autonomização de todas as objetivações humanas econômicas, político-institucionais e culturais, ou seja, das produções culturais em sentido amplo, as quais, embora produzidas por seres humanos para servi-los, assumem a partir da sua objetivação uma lógica independente, fetichizada e estranha aos homens.

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Publicado

2020-08-18

Edição

Seção

Artigos