FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL:

PARÂMETROS LEGAIS E NORMATIVOS QUE REGEM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v44i88.82880

Palavras-chave:

educação a distância, legislações, formação de professores

Resumo

O direito a uma educação de qualidade está previsto em diferentes documentos que regem o cenário educacional brasileiro, que vai da educação básica até o ensino superior. Assim, este artigo, baseando-se na pesquisa de análise documental, tem como objetivo compreender como vêm sendo abordados os principais marcos que regem a EAD em território nacional, tomando como referência o levantamento de dados em fontes documentais que regem a EAD com ênfase na formação de professores. Analisam-se as principais legislações que regem a EAD em território nacional, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9.394/1996 (LDB), a Resolução CES/CNE n.º 1/2001, de 3 de abril de 2001 (pós-graduação), o Decreto n.º 5.622, de 19 de dezembro de 2005 (que revoga o Decreto n.º 2.494/1998), o Edital n.º 1/2005 – SEED-MEC, a Portaria MEC n.º 873/2006, o Decreto n.º 5.800, de 8 de junho de 2006 e a Portaria MEC n.º 1.428, de 28 de dezembro de 2018. Conclui-se que a EAD conta com decretos, resoluções, portarias
e legislação que a regem; entretanto, ela tem muito a evoluir em relação a processo avaliativo, estágio supervisionado, tutores, entre outros itens, para que assim ela possa atender a população brasileira com qualidade.

Biografia do Autor

Genivaldo Alves da Silva, Escola Politec Juína

Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado (RS). Docente da Escola Politec Juína.

José Claudio Del Pino, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Doutor em Química de Biomassa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), Lajeado (RS).

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Publicado

2022-11-30