PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, CIÊNCIAS DA NATUREZA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v44i88.82897

Palavras-chave:

formação de professores, formação por área, movimentos sociais

Resumo

Nesse estudo objetivamos discutir o Protagonismo dos Movimentos Sociais na formação de professores do Campo. Para a construção dos dados utilizamos as técnicas da análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos das Licenciaturas em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza de cinco regiões geográficas do Brasil. Como resultado, obteve-se que as Licenciaturas em Educação do Campo (LEdoCs) estão na luta pela construção de uma Educação do Campo enquanto Movimento, buscando rupturas de modelos hegemônicos de formação. A maioria dos cursos defendem uma formação para a construção de um projeto de Campo e sociedade: a) crítica/reflexiva; específica para a realidade do Campo e de seus sujeitos; b) por área, como forma de superar o modelo de disciplinarização, fragmentação e padronização do conhecimento; c) plural, em função da realização de uma escola do Campo articulada aos processos produtivos, de trabalho e de lutas do Campo, bem como a vinculação de diferentes conhecimentos e saberes. Foi marcante o protagonismo dos Movimentos Sociais em duas Instituições de Ensino Superior (IES) que explicitam envolvimento e participação, seja na elaboração da proposta do Projeto Político-Pedagógico (PPP), seja na implantação da Universidade. O protagonismo dos Movimentos Sociais nos documentos é de grande importância para a compreensão da implementação das políticas públicas
da Educação do Campo dentro da Universidade, bem como na formação do/a futuro/a educador/a como agente político, críticos/as da educação, da sociedade, e construtores de práticas transformadoras e contra-hegemônicas. Essa dialogicidade histórica presente nesse processo de implantação das LEdoCs remete ao compromisso político-pedagógico dos cursos.

Biografia do Autor

Geize Kelle Ribeiro

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Ensino de Ciências e Matemática e licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGO). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores (GEPEEC-UFCAT/CNPq).

Wender Faleiro, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Pós-doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela UFU. Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas; licenciado em Pedagogia pela UFU. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Líder e fundador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores (GEPEEC-UFCAT/CNPq).

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Publicado

2022-11-30