A PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) SOBRE O ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/eemd.v45i90.91773

Palavras-chave:

assédio moral, educação superior, ambiente de trabalho

Resumo

O assédio moral é um fator degradante do ambiente profissional, constituindo-se na repetição intencional de gestos, palavras e comportamentos que expõem o indivíduo ou um grupo a situações humilhantes e constrangedoras, que acarretam consequências gravíssimas à saúde das vítimas. O objetivo geral desta pesquisa é investigar a percepção dos servidores técnico administrativos lotados na Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), da Universidade Federal do Ceará, sobre o assédio moral no ambiente de trabalho. A pesquisa classifica-se como, estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa. Os resultados da pesquisa mostram que as ações consideradas como assédio moral não tendem para uma
frequência alta na escala Likert; no entanto, um percentual significativo de 61,7% dos respondentes considera que o servidor, ainda que estável, tem receio em formalizar uma denúncia de assédio moral.

Biografia do Autor

Veruska Costa Soares, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestra em Políticas Públicas pelo Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior
(POLEDUC/UFC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria Elias Soares, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Professora Titular da
Universidade Federal do Ceará (UFC).

Wagner Bandeira Andriola, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade Complutense de Madri (UCM). Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador Nível 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Helena de Lima Marinho Rodrigues Araújo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do Grupo Práticas Educativas, Memórias e Oralidade (CNPq/UECE).

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Publicado

2023-07-12