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Informamos que a Revista Educação em Debate (EemD), a partir do v. 45, n. 90, jan./abr. 2023, passa a publicar em fluxo contínuo, ou seja, os textos são publicados assim que aprovados e editados. Esse processo agiliza a publicação do artigo aprovado acelerando a divulgação das pesquisas científicas. A EemD, anualmente, publicará dois números com textos relacionados à área de educação: o primeiro com artigos diversos e o segundo com um dossiê temático. 

  • CHAMADA PARA SUBMISSÃO - DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE DESINFORMAÇÃO

    2024-04-16

    CHAMADA PARA SUBMISSÃO - DOSSIÊ NA REVISTA EDUCAÇÃO EM DEBATE – FACED-UFC, n. 93, ano 46, 2024.

    DOSSIÊ TEMÁTICO:

    EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE DESINFORMAÇÃO: REFLEXÕES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

    APRESENTAÇÃO

    A Revista EDUCAÇÃO EM DEBATE convida pesquisadores, educadores e profissionais da área a contribuir com suas pesquisas, reflexões e estudos que possam ampliar o debate sobre a relação entre educação, exclusão e práticas discursivas de desinformação. A busca por soluções inovadoras e estratégias eficazes para lidar com esse desafio é essencial para a promoção de uma sociedade mais justa, informada e inclusiva.

    O dossiê pretende fomentar uma interlocução interdisciplinar com pesquisadores, docentes, estudantes e comunidade, interessados no diálogo com os programas educacionais, propostas e projetos de ensino, ações de Estado e governo, ligados à educação básica e superior, bem como as relações disso com as modalidades de educação e ensino. Assim, os eixos educação e cultura, no âmbito do currículo e da formação de professores, interseccionados, possibilitarão, no âmbito do Dossiê, o compartilhamento das pesquisas em área afins. 

    Desse modo, a chamada para esse dossiê espera receber artigos inéditos que discutam problemas educacionais relacionados a questões sociais como o racismo, o ódio, a desinformação, a misoginia e outros processos geradores de exclusão enraizados na natureza humana. Esperamos que as contribuições oportunizem a divulgação da pesquisa acadêmica comprometida com o fortalecimento da luta e resistência em prol de uma educação inclusiva, plural e democrática.

    OBJETIVOS:

    ▪️ Analisar as interações complexas entre as práticas discursivas de desinformação, a exclusão social e o campo educacional.

    ▪️ Discutir os impactos da desinformação na formação de cidadãos críticos e participativos.

    ▪️ Identificar estratégias e soluções para mitigar os efeitos negativos da desinformação no ambiente educacional.

    ▪️ Divulgar resultados de pesquisas que discutam sobre os avanços e os retrocessos das políticas públicas de educação e seus impactos nos processos de exclusão social que podem ser gerados, inclusive, por desinformação e discursos de ódio no cotidiano dentro e fora das escolas e universidades.

    EIXOS TEMÁTICOS:

    ▪️ Desafios da desinformação na educação: reflexões teóricas e práticas.

    ▪️ Exclusão social e desigualdade educacional: conexões e implicações.

    ▪️ Tecnologias digitais e desinformação: perspectivas para a promoção da educação crítica.

    ▪️ Educação midiática e combate à desinformação: experiências e perspectivas inovadoras.

    ▪️ Políticas públicas e desinformação: o papel do Estado na promoção de uma educação informada.

    ▪️ Educação e cultura.

    ▪️ Educação de jovens e adultos.

    ▪️ Currículo.

    ORGANIZADORES DO DOSSIÊ:

    ▪️ Profa. Dra. Elsa Ozobra – Universidade Licungo – Unilicungo – Moçambique

    ▪️ Prof. Dr. Luís Carlos Ferreira - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

    ▪️ Prof. Me. Marcos Adriano Novaes – Universidade Estadual do Ceará – UECE

    ▪️ Prof. Dr. Júlio Araújo – Universidade Federal do Ceará – UFC

    ▪️ Prof. Dr. Messias Dieb - Universidade Federal do Ceará – UFC.

    EDITORA-CHEFE

    Profa. Dra. Fátima Maria Nobre Lopes – Universidade Federal do Ceará – UFC

    PRAZO PARA ENVIO DOS TEXTOS:

    30 de maio de 2024

    NORMAS EDITORIAIS A SEREM SEGUIDAS:

    Os artigos devem ser inéditos e estar em conformidade com as normas da revista:

    http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions 

    Os artigos devem ser formatados conforme template disponível no seguinte link:

    http://www.periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions

    ENVIO DOS TEXTOS PARA O E-MAIL

    reducacaoemdebateufcdossie@gmail.com

    OBS: continuamos, porém, recebendo artigos no fluxo contínuo referentes ao número 92, ano 46, 2024 da revista Educação em Debate - FACED-UFC. Nesse caso, os artigos devem ser enviados para reducacaoemdebateufc@gmail.com

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  • Chamada para submissão de artigos - 2024

    2024-02-07

    A Revista Educação em Debate (QUALIS/CAPES: 2017-2020 - Qualis B1, com recursos para A4 ou A3), da Faculdade de Educação (FACED-UFC), está recebendo submissões de artigos para o v. 46, n. 92, 2024, em fluxo contínuo.

    Depois de realizado cadastramento em nosso site, o autor deve encaminhar seu artigo para o e-mail <reducacaoemdebateufc@gmail.com>, assim como declarações assinadas por revisor (português) e por tradutor (inglês, espanhol), que comprovem que o texto segue a norma padrão do português e que os resumos foram adequadamente traduzidos para o inglês e para o espanhol, além de uma declaração de originalidade do artigo por parte do autor.

    Serão aceitos trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa, espanhola, inglesa, francesa e italiana, sob forma de artigo técnico-científico, ensaios, resenhas, entrevistas, relatos de experiências e reflexões sobre pesquisa, ensino ou extensão cuja abordagem esteja relacionada com temas da área de Educação em geral, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, História da Educação. 

    Salientamos que, por meio do fluxo contínuo, os textos são publicados assim que aprovados e editados. Esse processo agiliza a publicação do artigo aprovado acelerando a divulgação das pesquisas científicas. 

    Para mais informações, acessar o seguinte link: http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions

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  • FLUXO CONTÍNUO

    2023-05-26

    Informamos que a Revista Educação em Debate (EemD), a partir de 2023, passa a publicar dois números: o primeiro em fluxo contínuo (jan./ago.) e o segundo em forma de dossiê (set./dez.). No fluxo contínuo, os textos são publicados assim que aprovados e editados. Esse processo agiliza a publicação do artigo aprovado acelerando a divulgação das pesquisas científicas. Desse modo, a EemD, anualmente, publicará dois números com textos relacionados à área de educação: o primeiro com artigos diversos e o segundo com um dossiê temático. 

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  • CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS À REVISTA EDUCAÇÃO EM DEBATE – DOSSIÊ TEMÁTICO: “Políticas Públicas Voltadas à EducaçãoSuperior e Gestão Universitária”.

    2022-11-21

    A Revista Educação em Debate informa que se encontra aberta a submissão de trabalhos para
    publicação em edição do dossiê temático: “Políticas Públicas Voltadas à Educação
    Superior e Gestão Universitária”, para o terceiro quadrimestre de 2022, v. 44, n. 89,
    set./dez. 2022, até o dia 30 de novembro de 2022.

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  • Migração para o Portal de Periódicos

    2021-11-18

    A Revista Educação em Debate (EemD) está em processo de migração para o Portal de Periódicos da UFC. Estamos trabalhando junto à equipe do Portal para que esse processo ocorra da forma mais rápida possível. Em virtude disso, aos poucos, estamos disponibilizando todos os números do nosso periódico. Agradecemos a compreensão.

    Atenciosamente, Prof.ª Dr.ª Fátima Nobre (editora).

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