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CHAMADA PARA SUBMISSÃO - DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE DESINFORMAÇÃO

2024-04-16

CHAMADA PARA SUBMISSÃO - DOSSIÊ NA REVISTA EDUCAÇÃO EM DEBATE – FACED-UFC, n. 93, ano 46, 2024.

DOSSIÊ TEMÁTICO:

EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE DESINFORMAÇÃO: REFLEXÕES E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

APRESENTAÇÃO

A Revista EDUCAÇÃO EM DEBATE convida pesquisadores, educadores e profissionais da área a contribuir com suas pesquisas, reflexões e estudos que possam ampliar o debate sobre a relação entre educação, exclusão e práticas discursivas de desinformação. A busca por soluções inovadoras e estratégias eficazes para lidar com esse desafio é essencial para a promoção de uma sociedade mais justa, informada e inclusiva.

O dossiê pretende fomentar uma interlocução interdisciplinar com pesquisadores, docentes, estudantes e comunidade, interessados no diálogo com os programas educacionais, propostas e projetos de ensino, ações de Estado e governo, ligados à educação básica e superior, bem como as relações disso com as modalidades de educação e ensino. Assim, os eixos educação e cultura, no âmbito do currículo e da formação de professores, interseccionados, possibilitarão, no âmbito do Dossiê, o compartilhamento das pesquisas em área afins. 

Desse modo, a chamada para esse dossiê espera receber artigos inéditos que discutam problemas educacionais relacionados a questões sociais como o racismo, o ódio, a desinformação, a misoginia e outros processos geradores de exclusão enraizados na natureza humana. Esperamos que as contribuições oportunizem a divulgação da pesquisa acadêmica comprometida com o fortalecimento da luta e resistência em prol de uma educação inclusiva, plural e democrática.

OBJETIVOS:

▪️ Analisar as interações complexas entre as práticas discursivas de desinformação, a exclusão social e o campo educacional.

▪️ Discutir os impactos da desinformação na formação de cidadãos críticos e participativos.

▪️ Identificar estratégias e soluções para mitigar os efeitos negativos da desinformação no ambiente educacional.

▪️ Divulgar resultados de pesquisas que discutam sobre os avanços e os retrocessos das políticas públicas de educação e seus impactos nos processos de exclusão social que podem ser gerados, inclusive, por desinformação e discursos de ódio no cotidiano dentro e fora das escolas e universidades.

EIXOS TEMÁTICOS:

▪️ Desafios da desinformação na educação: reflexões teóricas e práticas.

▪️ Exclusão social e desigualdade educacional: conexões e implicações.

▪️ Tecnologias digitais e desinformação: perspectivas para a promoção da educação crítica.

▪️ Educação midiática e combate à desinformação: experiências e perspectivas inovadoras.

▪️ Políticas públicas e desinformação: o papel do Estado na promoção de uma educação informada.

▪️ Educação e cultura.

▪️ Educação de jovens e adultos.

▪️ Currículo.

ORGANIZADORES DO DOSSIÊ:

▪️ Profa. Dra. Elsa Ozobra – Universidade Licungo – Unilicungo – Moçambique

▪️ Prof. Dr. Luís Carlos Ferreira - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB

▪️ Prof. Me. Marcos Adriano Novaes – Universidade Estadual do Ceará – UECE

▪️ Prof. Dr. Júlio Araújo – Universidade Federal do Ceará – UFC

▪️ Prof. Dr. Messias Dieb - Universidade Federal do Ceará – UFC.

EDITORA-CHEFE

Profa. Dra. Fátima Maria Nobre Lopes – Universidade Federal do Ceará – UFC

PRAZO PARA ENVIO DOS TEXTOS:

30 de maio de 2024

NORMAS EDITORIAIS A SEREM SEGUIDAS:

Os artigos devem ser inéditos e estar em conformidade com as normas da revista:

http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions 

Os artigos devem ser formatados conforme template disponível no seguinte link:

http://www.periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/about/submissions

ENVIO DOS TEXTOS PARA O E-MAIL

reducacaoemdebateufcdossie@gmail.com

OBS: continuamos, porém, recebendo artigos no fluxo contínuo referentes ao número 92, ano 46, 2024 da revista Educação em Debate - FACED-UFC. Nesse caso, os artigos devem ser enviados para reducacaoemdebateufc@gmail.com

Saiba mais sobre CHAMADA PARA SUBMISSÃO - DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE DESINFORMAÇÃO

Edição Atual

v. 45 n. n.91 (2023): DOSSIÊ: Processos formativos em contextos locais - Fluxo contínuo
					Visualizar v. 45 n. n.91 (2023): DOSSIÊ: Processos formativos em contextos locais - Fluxo contínuo

Dossiê: Processos formativos em contextos locais

Organizadores

Prof. Dr. Jean Mac Cole Tavares Santos - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil

Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão - Universidade Estadual da Paraíba, Brasil

Profa. Dra. Verônica Maria de Araújo Pontes - Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Prof. Dr. Fernando José Fraga de Azevedo - Universidade do Minho, Portugal

Editora-chefe

Profa. Dra. Fátima Maria Nobre Lopes – Universidade Federal do Ceará, Brasil

Publicado: 2024-03-26

Artigos

Ver Todas as Edições

A Revista Educação em Debate (EemD) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, periódico de fluxo contínuo desde 2023 (semestral de 1978 a 2017; quadrimestral de 2018 a 2022), pertencente à Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Ceará - UFC, foi criada no ano de 1978 com o objetivo inicial de fazer a publicação da produção científica dos alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Educação. Posteriormente passou a receber artigos de colaboradores externos enfocando temas relativos à Educação de um modo geral e suas áreas afins em nível nacional e internacional.

Atualmente, a Revista Educação em Debate recebe trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa, espanhola, inglesa, francesa e italiana, sob forma de artigo técnico-científico, ensaios, resenhas, entrevistas, relatos de experiências e reflexões sobre pesquisa, ensino ou extensão cuja abordagem esteja relacionada com temas da área de Educação em geral, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, História da Educação. 

Destacamos que, até o ano de 2015, a Revista Educação em Debate (EemD) era somente impressa. Em 2016, passou a ter também uma versão digital. De 2016 a 2020, a EemD apresentou tanto uma versão impressa quanto uma versão digital. Por fim, a partir de 2021, a EemD passou a ser publicada, exclusivamente, em ambiente digital.

PERIODICIDADE: fluxo contínuo desde 2023 (semestral de 1978 a 2017; quadrimestral de 2018 a 2022). 

DOI: 10.24882

QUALIS/CAPES: 2017-2020 - Qualis B1 (com recursos para A4 ou A3)