EFEITOS DA APRENDIZAGEM REMOTA EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24882/eemd.v43i86.77985

Palavras-chave:

Ensino Superior, Adaptação, Ensino a distância

Resumo

Com as medidas para conter o avanço do novo coronavírus, as Instituições de Ensino Superior precisaram impor aos estudantes um novo cenário educacional. Este estudo objetiva analisar os efeitos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na vivência dos estudantes. Foi aplicado o Questionário de Adaptação ao Ensino Superior Remoto (QAES-R), adaptado por Ferraz et al. (2020). Participaram 420 estudantes do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com idades entre 17 e 67 anos. A maioria dos participantes trabalha e estuda e tem renda igual ou inferior a 1.5 salário-mínimo. Os resultados mostram que o ERE trouxe impactos para os estudantes, principalmente os mais novos, com menos condições, evidenciando desmotivação, intenção de abandono e um menor índice de adaptação aos seus cursos. Os achados desta pesquisa podem contribuir com futuras linhas de investigação que visem à promoção de adequações institucionais para um maior engajamento dos estudantes, sua adaptação e permanência na universidade, durante e após a pandemia.

Biografia do Autor

Ana Amália Gomes de Barros Torres Faria, Universidade do Minho (Uminho). Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Doutoranda em Psicologia da Educação – Universidade do Minho (Uminho). Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Lauro Lopes Pereira-Neto, Universidade do Minho (Uminho)

Doutorando em Psicologia da Educação – Universidade do Minho (UMinho). Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho (Uminho)

Doutor em Psicologia. Universidade do Minho.

Referências

AMBIEL, R. A.; SANTOS, A. A.; SOARES, A. B.; LIMA, T. H.; BARROS, L. O.; INÁCIO,
A. L.; FERRAZ, A. S.; SALVADOR, A. P.; MARTINS, G. H.; BATHAUS, J. K. Adaptação
e permanência no Ensino Superior em tempos de pandemia. Força Tarefa
PsiCOVIDa, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.13140/RG.2.2.32401.86886.
Acesso em: 20 jun. 2021.
ARAÚJO, A. M. Sucesso no Ensino Superior: Uma revisão e conceptualização.
Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, [s. l.], v. 4, n. 2,
p. 132–141, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.4.2.3207.
Acesso em: 20 jun. 2021.
BARRETO-TRUJILLO, F. J.; ÁLVAREZ-BERMÚDEZ, J. Estrategias de autorregulación
del aprendizaje y rendimiento académico en estudiantes de bachillerato. Revista
de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 184-193,
2020. Disponível em: https://doi.org/10.17979/reipe.2020.7.2.6570. Acesso em:
25 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação/Gabinete do Ministro. Portaria No 343, de 17 de
Março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em
meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus -
COVID-19. Diário Oficial Da União, 17 mar. 2020. Disponível em: https://www.
in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 .
Acesso em: 20 jun. 2021.
CASANOVA, J. R.; ARAÚJO, A. M.; ALMEIDA, L. S. Dificuldades na adaptação
académica dos estudantes do 1o ano do Ensino Superior. Revista E-Psi, [s. l.], v. 9,
n. 1, p. 165–181, 2020. Disponível em: https://revistaepsi.com/artigo/2020-
ano9-volume1-artigo11/. Acesso em: 25 jun. 2021.
CASTRO, N.; SUÁREZ C., X.; BARRA ALMAGIÁ, E. Relaciones de las dificultades de
regulación emocional y los factores de personalidad con la satisfacción vital de
estudiantes universitarios. Liberabit: Revista Peruana de Psicología, Lima, v. 27,
n. 1, e433, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.24265/liberabit.2021.
v27n1.02. Acesso em: 26 jun. 2021.
CONJUVE. Juventudes e a pandemia do coronavírus. Conjuve, 2020. Disponível
em: https://4fa1d1bc-0675-46848ee9031db9be0aab.filesusr.com/ugd/f0d618_4
1b201dbab994b44b00aabca41f971bb.pdf. Acesso em: 28 jun. 2021.
CRICK, T.; KNIGHT, C.; WATERMEYER, R.; GOODALL, J. The Impact of COVID-19
and “Emergency Remote Teaching” on the UK Computer Science Education
Community. In: UNITED KINGDOM & IRELAND COMPUTING EDUCATION
RESEARCH CONFERENCE. 20. New York, 2020. Anais… New York: Association for
Computing Machinery, 2020. p. p.31–37. Disponível em: https://doi.
org/10.1145/3416465.3416472. Acesso em: 15 jun 2021.
DANIEL, K. E.; GOODMAN, F. R.; BELTZER, M. L.; DAROS, A. R.; BOUKHECHBA, M.;
BARNES, L. E.; TEACHMAN, B. A. Emotion malleability beliefs and emotion
experience and regulation in the daily lives of people with high trait social
anxiety. Cognitive Therapy and Research, [s. l.], v. 44, n. 6, p. 1186–1198, 2020.
Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10608-020-10139-8. Acesso em: 28
jun. 2021.
EUROPEAN YOUTH FORUM. Youth & Covid-19: Impacts on jobs, education, rights
and mental well-being. AIESEC; ONU; European Youth Forum; ILO; UN Children
and Youth, United Nations Human Rigths, 2020. Disponível em: https://doi.
org/9789220328620. Acesso em: 25 jun. 2021.
FARIA, A. A. G. de B. T.; ALMEIDA, L. S. Expectativas e dificuldades acadêmicas
em ingressantes no ensino Superior: análise em função do gênero e sistema de
cotas. Amazônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, [s.
l.], v. 13, n. 1, p. 94–115, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.
edu.br/index.php/amazonica/article/view/8312/5924. Acesso em: 24 jun. 2021.
FERNÁNDEZ, M. F. P.; ARAÚJO, A. M.; VACAS, C. T.; ALMEIDA, L. S.; GONZÁLEZ, M.
S. R. Predictors of students’ adjustment during transition to university in Spain.
Psicothema, [s. l.], v. 29, n. 1, p. 67-72, 2017. Disponível em: https://doi.
org/10.7334/psicothema2016.40. Acesso em: 28 jun. 2021.
FERRAZ, A. S. et al. Questionário de Adaptação ao Ensino Superior - Ensino
Remoto. 2020.
GANDA, D. R.; BORUCHOVITCH, E. Intervenção em autorregulação da
aprendizagem com alunos do ensino superior: análise da produção científica.
Estudos Interdisciplinares em Psicologia, [s. l.], v. 10, n. 3, p. 3-25, 2019.
Disponível em: http://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n3p03. Acesso em:
28 jun. 2021.
GUSSO, H. L.; ARCHER, A. B.; LUIZ, F. B.; SAHÃO, F. T.; LUCA, G. G. de; HENKLAIN,
M. H. O.; PANOSSO, M. G.; KIENEN, N.; BELTRAMELLO, O.; GONÇALVES, V. M.
Ensino Superior em tempos de pandemia: Diretrizes à gestão universitária.
Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, p. 1–27, 2020. Disponível em: https://
doi.org/10.1590/es.238957. Acesso em: 29 jun. 2021.
JACOBO-GALICIA, G.; MÁYNEZ-GUADERRAMA, A. I.; CAVAZOS-ARROYO, J. Miedo al
Covid, agotamiento y cinismo: su efecto en la intención de abandono
universitario. European Journal of Child Development, Education and
Psychopathology, [s. l.], v. 14, n. 1, p. 1–18, 2021. Disponível em: https://doi.
org/10.32457/ejep.v14i1.1432. Acesso em: 28 jun. 2021.
LIMA, F. B. de. Ensino remoto em tempos de Covid-19: percepções de alunos do
curso de Letras. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
da UERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 34, p. 60–78, 2020. Disponível em: https://doi.
org/10.12957/palimpsesto.2020.54136. Acesso em: 28 jun. 2021.
MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Anxiety, depression and stress in university students: The
impact of COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 37, p. 1–8,
2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067.
Acesso em: 28 jun. 2021.
NASCIMENTO, P. M.; RAMOS, D. L.; MELO, A. A. S.; CASTIONI, R. Acesso domiciliar
à internet e ensino remoto durante a pandemia. IPEA, 2020. [Nota Ténica n. 88].
Disponível em: https://doi.org/10.38116/ntdisoc88. Acesso em: 28 jun. 2021.
NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR (NIC.br). Pesquisa
sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação: pesquisa TIC
Domicílios, ano 2019: Base de microdados. 2020. Disponível em: http://cetic.br/
pt/arquivos/domicilios/2019/domicilios/#bases. Acesso em: 20 jun. 2021.
OSTI, A.; CHICO, B. M.; OLIVEIRA, V.; ALMEIDA, L. S. Satisfação académica :
Pesquisa com estudantes brasileiros de uma universidade pública. Revista E-Psi,
[s. l.], v. 9, n. 1, p. 94–106, 2020. Disponível em: https://revistaepsi.com/
artigo/2020-ano9-volume1-artigo6/. Acesso em: 25 jun. 2021.
PEREIRA-NETO, L. L.; ALMEIDA, L. S. Estudantes adultos no Ensino Superior:
estudo no IFAL-Maceió tomando as expectativas e dificuldades do regresso à vida
acadêmica. Revista AMAzônica, [s. l. ], v. 13, n. 1, p. 152–172, 2021. Disponível
em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/
view/8309/5921. Acesso em: 27 jun. 2021.
PEREIRA NETO, L. L.; FARIA, A. A. G. B. T.; ALMEIDA, L. S. Adaptação ao ensino
superior (QDAA-ES): validação. [2021] (submetido).
PERETTA, A. A. C. S.; OLIVEIRA, Í. W. M.; LIMA, L. M. Conversation circle on drop
out: School psychology in higher education. Psicologia Escolar e Educacional, São
Paulo, v. 23, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-
35392019016484. Acesso em: 28 jun. 2021.
REPPOLD, C.; KAISER, V.; ZANON, C.; HUTZ, C.; CASANOVA, J. R.; ALMEIDA, L. S.
Escala de Satisfação com a Vida: Evidências de validade e precisão junto de
universitários portugueses. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y
Educación, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 15–23, 2019. Disponível em: https://doi.
org/10.17979/reipe.2019.6.1.4617. Acesso em: 29 jun. 2021.
SACCARO, A.; FRANÇA, M. T. A.; JACINTO, P. de A. Fatores associados à evasão no
Ensino Superior Brasileiro: um estudo de análise de sobrevivência para os cursos
das áreas de Ciência, Matemática e Computação e de Engenharia, Produção e
Construção em instituições públicas e privadas. Estudos Econômicos (São Paulo),
São Paulo, v. 49, n. 2, p. 337–373, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/
0101-41614925amp. Acesso em: 28 jun. 2021.
SAHÃO, F. T.; KIENEN, N. Adaptação e saúde mental do estudante universitário:
Revisão sistemática da literatura. Psicologia Escolar e educacional, São Paulo,
v. 25, p. 1–13, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392021
208740. Acesso em: 28 jun. 2021.
SAIZ, C.; RIVAS, S. F.; ALMEIDA, L. S. Los cambios necesarios en la Enseñanza
Superior que seguro mejorarían la calidad de la educación. Revista E-Psi, [s. l.],
v. 9, n. 1, p. 9–26, 2020. Disponível em: https://revistaepsi.com/artigo/2020-
ano9-volume1-artigo1/. Acesso em: 20 jun. 2021.
VALENTE, S. Influência da inteligência emocional na gestão de conflito na relação
professor-aluno. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, [s.
l.], v. 6, n. 2, p. 101–113, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17979/reipe.
2019.6.2.5786. Acesso em: 10 jun. 2021.
VALENTE, S.; ALMEIDA, L. S. Educação emocional no Ensino Superior: Alguns
elementos de reflexão sobre a sua pertinência na capacitação de futuros
professores. Revista E-Psi, [s. l.], v. 9, n. 1, p. 152–164, 2020. Disponível em:
https://revistaepsi.com/artigo/2020-ano9-volume1-artigo10/. Acesso em: 10
jun. 2021.
WENCZENOVICZ, T. J. Ensino a distância, dificuldades presencias: perspectivas
em tempos de COVID-19. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [s. l.],
v. 15, n. 4, p. 1750–1768, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.
v15i4.13761. Acesso em: 10 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-24