Lugares de (trans)Formação:

A trajetória do artista Raimundo Cela entre o Ceará e o Rio de Janeiro (1910-1920).

Autores

Palavras-chave:

Raimundo Cela, Engenheiro, Formação

Resumo

Este artigo tem como objetivo tratar de um aspecto pouco estudado da trajetória do artista cearense Raimundo Brandão Cela, o que diz respeito aos seus percursos entre o Ceará e o Rio de Janeiro em busca de formação profissional e artística. Raimundo Cela queria ser artistas, entretanto, o pai José Maria Cela Mosquera não o apoiava. O pai tinha a profissão de mecânico e queria que o filho frequentasse a Escola Politécnica, localizada no Rio de Janeiro. A fim de não contrariar a vontade do pai, Cela concluiu os estudos em Fortaleza e embarcou para a capital carioca a fim de concretizar ambos projetos. Duas áreas que à partida são opostas: a ciência, ao cursar engenharia e a arte, durante formação na Escola Nacional de Belas Artes como desenhista, pintor e gravador, uniram-se de maneira significativa, num processo graduado e heterogêneo de conformação de seu lugar de trans(formação).  

Biografia do Autor

Vera Rozane Araújo, Universidade Federal de São Paulo e Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda em História, com área de concentração em História da Historiografia, pela Universidade Federal de São Paulo. Desenvolve pesquisa no campo da História da Arte, da Sociologia da Arte e da Históra do Brasil Republicano. Também estuda História da Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2024-03-25

Como Citar

Araújo, V. R. (2024). Lugares de (trans)Formação: : A trajetória do artista Raimundo Cela entre o Ceará e o Rio de Janeiro (1910-1920) . Em Perspectiva, 9(1). Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/emperspectiva/article/view/78059

Edição

Seção

Temática Livre