MEMÓRIA E CRIAÇÃO EM MANOEL DE BARROS

Autores

  • Suzel Domini dos Santos UNESP/SJRP

Resumo

O presente artigo tem por propósito apresentar uma leitura crítica da ficcionalização da memória na poesia de Manoel de Barros, concentrando-se, especificamente, em um poema que integra a terceira parte de O livro das ignorãças, de 1993. Entre os recursos utilizados pelo poeta na composição do universo de linguagem singular que caracteriza sua obra, destacamos a rememoração como meio de elaboração de um eu poético, bem como de um espaço natural que promove a desreferencialização do Pantanal mato-grossense. Manoel de Barros se vale da lembrança de situações vividas por ele, especialmente no período da infância, como matéria de poesia, tomando aquilo que se conserva na memória como material apto à construção de uma realidade outra, ficcional. Enlaçando esse material à reflexão metalinguística, Manoel de Barros arquiteta uma linguagem que se debruça sobre si mesma, uma linguagem que se incumbe de revelar e defender uma assinatura poética.       

Biografia do Autor

Suzel Domini dos Santos, UNESP/SJRP

Doutora em Teoria da Literatura (UNESP/SJRP).

Referências

Referências

ANDRADE, C. D. Poema de sete faces. In: ___. Carlos Drummond de Andrade: seleção de textos, notas, estudos biográfico, histórico e crítico por Rita de Cássia Barbosa. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988, p. 43-44.

BARROS, M. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.

BARROS, M. Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Planeta, 2008.

BAUDELAIRE, C. A modernidade de Baudelaire: textos inéditos selecionados por Teixeira Coelho. Trad. de S. Cassal. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

EIKHENBAUM, B. A teoria do método formal. In: EIKHENBAUNM, B. et al. Teoria da literatura: formalistas russos. Trad. de A. M. R. Filipouski et al. Porto Alegre: Globo, 1973, p. 03-38.

GRÁCIA-RODRIGUES, K. De corixos e de veredas: a alegada similitude entre as poéticas de Manoel de Barros e de Guimarães Rosa. 2006. 318 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários). UNESP, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

JAKOBSON, R. Lingüística e poética. In: ___. Lingüística e comunicação. Trad. de I. Blikstein e J. P. Paes. São Paulo: Cultrix, EDUSP, 2003, p. 118-162.

LACAN, J. Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise. In: Escritos. Trad. de V. L. R. Silva. Rio de Janeiro: Zahar, 1998, p. 238-324.

PAZ, O. A tradição da ruptura. In: ___. Os filhos do barro: do romantismo à vanguarda. Trad. de O. Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984, p. 17-35.

SISCAR, M. A. A paixão ingrata. In: NASCIMENTO, E.; GLENADEL, P. (Org.). Em torno de Jacques Derrida. Rio de Janeiro: 7letras, 2000, p. 160-187.

SÓ DEZ por cento é mentira: a desbiografia oficial de Manoel de Barros. Direção: Pedro Cezar. Produção: Pedro Cezar, Kátia Adler e Marcio Paes. [S.l.]: Artezanato Eletrônico, 2008, 1 DVD (81min).

Downloads

Publicado

2017-08-01