AUTOBIOGRAFIA, REALIDADE E FICÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO EU A PARTIR DE UMA LEITURA COMPARATIVA DE O AMANUENSE BELMIRO E A MENINA DO SOBRADO

Autores

  • Aliny Santos Justino Universidade Estadual de Campinas/Doutoranda

Resumo

O foco de nossa análise será a relação entre realidade, ficção e imaginário, que se estabelece a partir da comparação entre as duas obras de Cyro dos Anjos. Num primeiro momento, trataremos da relação entre O amanuense Belmiro (1937) – um romance ficcional – e a Menina do Sobrado (1979), livro de memórias – assinalada de forma resumida pelo mapeamento comparativo eu realizamos – incluindo o aporte teórico de Phillipe Lejeune. Num segundo momento, adotaremos a perspectiva do processo de ficcionalização, formulada por Wolfgang Iser, para remeter às transformações decisivas em O Amanuense Belmiro de um conjunto de aspectos presentes em Menina do Sobrado. Desse modo, procuramos evidenciar que o perfil do narrador das memórias converge na constituição do perfil de Belmiro – narrador personagem do romance –, sendo que as discrepâncias que o romance impôs com relação às memórias possuem o objetivo de ampliar a dimensão dos conflitos. Assim, as transformações ficcionais que apontaremos visam mostrar os aspectos que permeiam a construção ficcional a partir elementos do real.

Biografia do Autor

Aliny Santos Justino, Universidade Estadual de Campinas/Doutoranda

Professora de Língua e Literatura Francesa da Universidade Federal de Viçosa

Referências

ANJOS, C. dos. O amanuense Belmiro. 16. ed. Belo Horizonte: Garnier, 2001.

ANJOS, C. dos. A menina do sobrado. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.

CANDIDO, A. Estratégia. In: ANJOS, C. dos. O amanuense Belmiro. 16. ed. Belo Horizonte: Garnier, 2001, p. 13-18.

ISER, W. Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional. In: LIMA, L. C. Teoria da literatura em suas fontes. 2. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983. v. 2. p. 384-416.

LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Tradução e organização de Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

MÁLAQUE, K. M. S. Lições da borboleta: a trajetória do cronista-amanuense Belmiro Borba. São Paulo: Unesp, 2008.

NOBILE, A. P. F. A recepção de crítica de O Amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos (1937). São Paulo: Annablume, 2005.

Downloads

Publicado

2017-08-01