ÀS VEZES O PRIMEIRO: RASTROS DE BENTO TEIXEIRA NA HISTORIOGRAFIA DA LITERATURA BRASILEIRA

Autores

  • Daniel Fernando Gruber Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Resumo

Bento Teixeira (1561-1600) foi autor do primeiro poema produzido em território brasileiro, denominado Prosopopeia. Nele se apresenta os primeiros versos a retratarem a nova terra, motivo suficiente para integrar seu nome à ponta mais distante de uma história da literatura luso-brasileira. A historiografia reconhece que o conjunto de obras denominado “cânone” é uma construção subjetiva e seu movimento de delimitar o corpus das histórias da literatura brasileira varia de autor para autor, em especial a definição daquilo que se entende por “origem da literatura nacional”. As histórias da literatura nacional são, em geral, apegadas à ideia de origem e a autores com precedência em algum aspecto histórico. Neste trabalho, buscou-se rastrear a figura do poeta quinhentista entre algumas das mais expressivas histórias da literatura brasileira escritas entre os séculos XIX e XX, apresentando o modo como foi posicionado no cânone, às vezes como precursor, às vezes como mero representante da escola barroca, ou ainda ignorado. Nota-se que, na maioria das vezes, não é atribuído a ele valor literário, e muitos o colocam num patamar da história da literatura que ainda não é brasileira, mas luso-brasileira, mesmo seus versos apresentando, à luz da literatura portuguesa, os primeiros elementos do nativismo.

Biografia do Autor

Daniel Fernando Gruber, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutorando em Escrita Criativa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS (Porto Alegre), mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS) e graduado em Comunicação Social pela mesma universidade. Bolsista CNPq.

Referências

ACHUGAR, Hugo. A escritura da História ou a propósito das fundações da nação. In: MOREIRA, Maria Eunice (org.). Histórias da Literatura: teorias, temas e autores. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003. P.35-60.

AMORA, Antônio Soares. História da Literatura Brasileira (Séculos XVI-XX). 3 ed. São Paulo: Saraiva, 1960.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 43 ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 5 ed. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: USP, 1975. Vol. I.

GARRETT, Almeida. Bosquejo da história da poesia e língua portuguesa. In: ZILBERMAN, Regina; MOREIRA, Maria Eunice. O berço do cânone: textos fundadores da história da literatura brasileira. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1998. p.17-74.

FINAZZI-AGRÒ, Ettore. O tempo preocupado: por uma leitura genealógica das figuras literárias. In: _____. Entretempos: mapeando a história da cultura brasileira. São Paulo: Unesp, 2013. p.13-90.

NOVINSKY, Anita et al. Os judeus que construíram o Brasil: fontes inéditas para uma nova visão da história. São Paulo: Planeta do Brasil, 2015.

RODRIGUES-MOURA, Enrique. Manoel Botelho de Oliveira em Coimbra: A comédia Hay amigo para amigo (1663). Navegações, v.2, n.1, p.31-38, jan./jun. 2009.

ROMERO, Silvio. História da literatura brasileira: contribuições e estudos gerais para o exato conhecimento da literatura brasileira. Tomo II. 5 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1953.

SILVA, Joaquim Norberto de Sousa. Modulações poéticas. In: ZILBERMAN, Regina; MOREIRA, Maria Eunice. O berço do cânone: textos fundadores da história da literatura brasileira. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1998. p.89-142.

TEIXEIRA, Bento. Prosopopeia. Rio de Janeiro: Tipografia do Imperial instituto Artístico, 1873.

Downloads

Publicado

2018-07-27