O RETÁBULO BARROCO DE OSMAN LINS

Autores

  • Lourival da Silva Burlamaqui Neto Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este trabalho acusa a presença de três traços da estética barroca no conto “Retábulo de santa Joana Carolina” (2002) de Osman Lins. Os aspectos desse estilo identificados na obra são, respectivamente, a forma aberta, apontada por Wölfflin (2000) como caracterizadora da produção visual barroca, as agudezas literárias seiscentistas e o labirinto barroco. A princípio, elencam-se algumas considerações críticas sobre o barroco no panorama nacional novecentista, refletindo-se sobre a perspectiva retórica de Hansen (2004), a abordagem psicologizante de Ávila (1971) e a compreensão do barroco como um fenômeno cultural de Sant’Anna (2000). Após essas reflexões sobre a estética seiscentista, ressalta-se o rebuscamento e a propensão visual do conto de Osman, características que, frequentes em sua obra, já viabilizaram a aproximação de outros textos seus com o barroco. Por fim, são analisados os procedimentos estilísticos empregues pelo autor para se aproximar das configurações artísticas do seiscentos, a saber: a forma aberta, trespasse dos limites da tela, encontra correlato na transgressão dos limites dos mistérios, seções autotélicas que compõem o conto; as agudezas e o labirinto barroco, por sua vez, estão presentes no princípio dessas mesmas passagens.

Biografia do Autor

Lourival da Silva Burlamaqui Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em letras pela UESPI. Mestre em Literatura, sociedade e memória pela UFPI. Doutorando em Teoria da Literatura pela UFPE.

Referências

AUERBACH, Eric. Figura. Tradução: Duda Machado. São Paulo: Ediouro, 1997.

ÁVILA, Affonso. O lúdico e as Projeções do mundo barroco. São Paulo: Editora Perspectiva, 1971.

CÂNDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos, 1750-1880. 14. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2013.

CHIAMPI, Irlemar. Barroco y Modernidad. México: Fondo de Cultura Económica, 2000.

HANSEN, João Adolfo. A Sátira e o Engenho: gregório de matos e a Bahia no século XVII. 2. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.

____________________. Barroco, Neobarroco e outras ruínas. Destiempos, México, Distrito Federal, ano 3, n. 14, p. 169-215, mar. 2008.

_____________________. Retórica da Agudeza. Letras Clássicas. São Paulo, n. 4, p. 317-342, 2000.

História e antologia da literatura portuguesa: Poetas do Período Barroco. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, n. 29, Out. 2014.

LINS, Osman. Avalovara. 5. ed. São Paulo: Companhia das letras, 1995.

___________. Guerra sem testemunhas: O escritor, sua condição e a realidade social. São Paulo: Ática, 1974.

___________. Melhores contos. Seleção: Sandra Nitrini. São Paulo: Global, 2000.

MARTINS, Wilson. Tendências da literatura brasileira contemporânea. Revista Iberoamericana, v. 43, n. 98-99, 1977.

MITCHELL, W J T. Ekphrasis and the other. In:_________________. Picture Theory: essays on verbal and visual representation. Chicago: University of Chicago Press, 1995.

SALTEIRO, Ilídio Óscar Pereira de Sousa. Do retábulo, ainda aos novos modos de o fazer e pensar. 2005. Tese (Doutoramento em Belas-Artes) – Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2005.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Barroco: do quadrado à elipse. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

VIEIRA, António. História do Futuro. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1953.

WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos Fundamentais da História da Arte. Tradução: João Azenha Jr. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2018-07-27