UMA INTERPRETAÇÃO FIGURADA DA COMÉDIA: O DANTE ILUSTRADO POR FEDERICO ZUCCARI

Autores

  • Andrea Mazzucchi Università degli Studi di Napoli "Federico II" (UniNA)

Resumo

A pesquisa analisa a fascinante complexidade semiótica do articulado dispositivo icônico-verbal realizado no Dante ilustrado de Federico Zuccari. O autor das iluminuras não é, nesse caso, o executor de um projeto de outro, como acontecia com os autores de iluminuras dos séculos XIV e XV. A leitura das imagens torna-se a condição para a compreensão do texto verbal, que, privado do acompanhamento iconográfico, arriscaria de ver anulado o próprio significado. O Dante ilustrado foi provavelmente imaginado e certamente utilizado pelo autor como uma ferramenta pedagógica estratégica com fins edificantes, de acordo com as indicações da estética promovidas pelo Concilio de Trento. O fim da Divina Commedia de Dante é transformar o homem do pecado em homem de bem, demonstrando não apenas em que consiste a verdadeira felicidade e perfeição humana, mas ensinando ao longo da estrada certa e segura para chegar lá, e o modo de superar todas as dificuldades, e escapar de todas as armadilhas que afeiçoam impedir e desviar o homem deste seu bem, que foi criado por Deus e ordenado.

Referências

ALIGHIERI, D. A Divina Comédia. São Paulo: Editora 34: 2009. Tradução de Italo Eugenio Mauro.

CHIAVACCI LEONARDI, A. M. Commento. In: Dante Alighieri, vol. II. Purgatorio, Milano, Mondadori, 1994.

PETROCCHI, G. Regesto dei codici della ‘Commedia’. In: DANTE, A. La Commedia, secondo l’antica vulgata. Introduzione. Org. Giorgio Petrocchi. Vol. 1. Milão: Mondadori: 1966, pp. 481-563.

VOLPI, G. A. La divina commedia di Dante Alighieri, già ridotta a miglior lezione dagli Accademici della Crusca; ed ora accresciuta di un doppio rimario, e di tre indici copiosissimi, per opera del signor Gio. Antonio Volpi. Vol. 1. Pádua: Comino: 1727.

Downloads

Publicado

2018-07-27