O despontar do Modernismo: as poéticas de Manuel Bandeira e Mário de Andrade disseminadas em suas correspondências

  • Natasha Juliana Mascarenhas Pereira Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Neste trabalho, debruçamo-nos sobre o conjunto de correspondências trocadas pelos poetas Mário de Andrade e Manuel Bandeira, reunidas em extenso volume organizado por Marcos Antonio de Moraes e publicado, pela primeira vez, no ano 2000. O livro faz parte da coleção Correspondência, fruto dos estudos realizados sobre as cartas de Mário de Andrade reveladas, em 1997, após 52 anos de sigilo, pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), respeitando pedido feito pelo autor em seu testamento. O livro de Moraes apresenta a interlocução entre dois dos maiores expoentes do Modernismo brasileiro. Nosso objetivo, portanto, é verificar, sobretudo nas cartas trocadas por Mário e Manuel nos anos de maior efervescência do movimento, suas convicções acerca dos novos paradigmas literários. Além disso, pretendemos identificar, no diálogo entre esses poetas, a partir das opiniões trocadas sobre suas composições, traços de sua poética, bem como suas impressões sobre questões relevantes para os estudos literários.

Biografia do Autor

Natasha Juliana Mascarenhas Pereira, Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Licenciada e bacharel em Português/Literaturas pelo Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) e doutoranda em Literatura Brasileira na mesma instituição (com previsão de conclusão em 2020). Trabalha, desde 2014, como revisora de textos no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).

Referências

BANDEIRA, Manuel. Apresentação da poesia brasileira. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

______. Itinerário de Pasárgada. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 43. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

COUTINHO, Afrânio dos Santos. A literatura no Brasil: Era Modernista. 7. ed. São Paulo: Global, 2004.

MORAES, Marcos Antonio de (Org.). Correspondência: Mário de Andrade & Manuel Bandeira. 2. ed. São Paulo: Edusp/IEB, 2001.

Publicado
2019-10-28
Seção
Estudos Literários