A A face do medo: uma análise do conto O dragão chinês, de Augusta Faro

Autores

  • Cristina Loff Knapp Universidade de Caxias do Sul- UCS

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o conto O dragão chinês, de Augusta Faro, da obra A Friagem (1999), sob a perspectiva do medo. Para tanto, será feito um breve percurso pelas teorias do fantástico no século XIX, especificamente do maior representante do período, Todorov (1992). A seguir, será discutido o conceito de fantástico para Ceserani (2006), culminando com uma discussão mais contemporânea, balizada por David Roas (2014) e Alazraki (1990) com o termo neofantástico. Tencionamos fazer uma breve distinção entre fantástico e neofantástico, a fim de analisar a presença do sobrenatural no conto de Augusta Faro. Com isso, será possível discutir como é instalado o medo na narrativa, levando em consideração as observações de Júlio França (2012) sobre o medo artístico e de Zygmunt Bauman (2008) a respeito do medo na atualidade. A narrativa neofantástica de Augusta Faro discute um tema muito delicado e caro pela humanidade: o medo de admitir perante à sociedade que você é louco.

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Publicado

2020-07-27