A Poética do assombro

As mulheres em contos de Poe

Autores

Resumo

Este artigo pretende, por meio de uma leitura do texto crítico “A filosofia da composição” de Edgar Allan Poe (1809-1849), analisar três contos deste autor, nos quais as personagens femininas são componentes fulcrais da história e da trama. Os contos analisados são “Berenice”, “Ligeia” e “Morella”. Almeja-se, também, considerar, à luz do texto teórico, o modo como Poe compôs essas obras. Além de, é claro, investigar a poética do autor e a maneira como as personagens femininas aparecerem inseridas nela. Nas palavras de Baudelaire (1999, p. 16): “E suas mulheres, todas luminosas e doentes, morrendo de doenças estranhas e falando com uma voz que parece uma música, são ele ainda; ou pelo menos [...] participam fortemente da natureza de seu criador.” Observa-se, assim, a maestria do autor americano ao construir suas narrativas breves. Edgar Allan Poe, por meio do pleno domínio de suas proposições teóricas, faz de seus contos um laboratório para a experimentação de novas técnicas e para a construção de efeitos de sentido. Ademais, frisa-se a reiteração dos recursos preferidos do autor, como a repetição, as epígrafes retomadas no interior da narrativa por meio de diálogos e digressões narrativas bem como a simbologia de nomes. O autor tece detalhadamente os contos estudados; ele enlaça as personagens num enredo cuidadosamente construído, fazendo com que esses seres de papel, poliédricos e especulares, possam ser lidos como facetas do próprio artífice atormentado.

Biografia do Autor

Sérgio Gabriel Muknicka, UNESP FCLAr

Mestre (2017) e doutorando em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista (UNESP–Araraquara). Professor substituto, desde 2018, nas disciplinas “Língua francesa”, “Teatro francês” “Tradução francesa” e “Prática oral em língua francesa” do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – Campus de Araraquara.

Atua nas áreas de Línguas Estrangeiras Modernas e Literaturas Estrangeiras Modernas (Italiana/Francesa/Brasileira), com ênfase em: narrativa italiana do século XX, narrativa italiana do século XIX, conto italiano, teatro italiano, teatro francês, personagem e tradução literária. Membro do Grupo de Estudos da Narrativa (GEN, CNPq) e do Grupo A Literatura do Final do Século XIX: o Simbolismo, seus antecedentes e repercussões (CNPq), sediados na FCL-UNESP-Araraquara.

Downloads

Publicado

2020-07-27