O maravilhoso na literatura tolkieniana: um olhar sobre a modernidade

Autores

Resumo

Para além da autoria de O senhor dos anéis, John Ronald Reuel Tolkien, foi também um filólogo e professor da Universidade de Oxford que dedicou sua vida ao estudo e criação de línguas, paralelamente ao seu projeto literário. Embora sua obra mais célebre ainda repouse em O senhor dos anéis (1954), a trilogia integra um projeto literário mítico maior, em que Tolkien intentava suprir a carência de uma mitologia propriamente britânica. Sendo assim, o escritor concebeu um universo absoluto completo, palco para suas personagens insólitas. Por conseguinte, Tolkien ainda foi um homem crítico ao seu próprio tempo: contrário às duas grandes guerras que, não somente vivenciou, mas combateu ativamente, um dos principais temas de sua literatura, que é a guerra. Nesse sentido, O senhor dos anéis é, sobretudo, uma narrativa sobre uma guerra contra um poder totalitário. Desse modo, o maravilhoso, enquanto gênero próprio dos contos de fadas, serve como uma ferramenta literária em que a modernidade é refletida, ainda que, de maneira involuntária, por parte do autor, que, por sua vez, negava a alegoria intencional. Sob essa perspectiva, esse trabalho analisa o olhar de Tolkien sobre a modernidade, por meio do universo maravilhoso de .

Biografia do Autor

Desiree Bueno Tibúrcio, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda e Mestra em Letras - Estudos Literários pela UEL; possui licenciatura em Letras Português e Inglês pela UENP e é técnica em Arte Dramática pelo IFPR. Atualmente é editora da revista Estação Literária da UEL, é bolsista CAPES como pesquisadora de doutorado e foi bolsista CAPES pelo mestrado durante 24 meses.Também foi bolsista durante 21 meses no projeto "Teatro: Instrumento de reflexão histórico-crítica, interação social e prática pedagógica", do programa Universidade Sem Fronteiras, na qual trabalhou como oficineira, professora, fotógrafa e cinegrafista. Trabalhou como secretária da direção do CLCA da UENP. Integrou o Diretório Acadêmico Doutor Reinéro Antônio Lérias da UENP nas gestões de 2009/2010 e 2011/2012 e o Diretório Central dos Estudantes na gestão de 2012/2013. Tem experiência como professora e pesquisadora da área de Letras cujo foco é: estudos literários em geral, tendo como ênfase os estudos tolkienianos, romance épico, literatura de fantasia, semiótica aplicada à literatura, literatura dramática, teoria do drama, teatro político, estudos comparados em especial as relações entre dramaturgia e outras linguagens (como o cinema), teoria da literatura, relações intertextuais e o duplo na literatura. Também tem experiência com oficinas teatrais com ênfase no método do Teatro do Oprimido de Augusto Boal e realiza produções independentes na área cinematográfica e fotográfica. Atualmente realiza uma pesquisa de doutoramento sobre a semiótica das paixões em "O senhor dos anéis", de J. R. R. Tolkien.

Sebastião Bonifácio Júnior, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Londrina. Concluiu o curso de Mestrado em Letras (linha de pesquisa: Literatura Brasileira e Outras Literaturas Vernáculas; L1: Construções e processos identitários), na Universidade Estadual de Londrina (UEL) no ano de 2019.

Downloads

Publicado

2020-07-27