Em apenas três minutos:

O slam e a literatura afrofeminina na performance de Gabz

Autores

Resumo

O presente texto discorre sobre uma performance artística feita pela cantora, atriz e slammer Gabz na final do Slam Grito Filmes em 2017. Sendo o slam uma prática artístico-literária que vem ganhando considerável destaque atualmente, este possibilita democraticamente que a escrita feminina seja ouvida e comentada e, funciona como um espaço de divulgação da literatura afrofeminina. Diante disso, objetivamos discutir o poema-slam gabziano para entender o que ele nos diz sobre a condição da mulher, especificamente da mulher negra, ao longo do tempo até a atual conjuntura social brasileira. Para essa reflexão, autores como Santiago (2012); Pereira e Esposito, (2019); Neves (2017) estão entre os consultados. Destacamos, de forma sumária, que o texto discutido é construído por uma palavra-poesia feita por quem cansou de ser silenciada e cujo grito é a própria resistência. É essa resistência que tentamos captar aqui, dispersada nos versos poéticos de Gabz. Ouçamos o grito.

 

Biografia do Autor

Leandro Lopes Soares, UERN/SEDUC-CE

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, PPGLUERN e Professor da área de Linguagens e Códigos da EEM Monsenhor Antônio Feitosa, Ce. E-mail: leandrolls231@gmail.com

Cicera Janaína Rodrigues Lima, URCA/UERN

Atualmente é professora da rede básica de ensino da cidade de Missão Velha - Ceará e professora da Universidade Regional do Cariri - URCA, campus Missão Velha. Atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica; educação; problematizadora;, estágio supervisionado; formação docente, gêneros discursivos; livro didático; sala de aula; fala,escrita e ensino e aprendizagem; profissão docente. É Mestra pelo programa de pós-graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. Na linha 3 do programa de Pós- graduação em Ensino. Participa do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto - GPET, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Edição

Seção

Estudos Literários