Opressão de gênero e violência de Estado na literatura brasileira contemporânea e sua abordagem no livro didático de ensino médio

Autores

Resumo

O presente artigo analisa a maneira como o livro didático aborda a opressão de gênero e a violência na literatura brasileira contemporânea. Para tanto, este trabalho selecionou como corpus o livro Novas Palavras 3º ano, de Emília Amaral et al. (2016), restringindo sua análise ao capítulo “Tendências contemporâneas da literatura brasileira”. O artigo está organizado em cinco seções. Na primeira, apresenta-se a hipótese da pesquisa. Na seção seguinte, imprime-se uma discussão sobre o conceito de gênero, tentando compreender sua manifestação nas estruturas sociais e sua representação no campo da literatura. Na terceira parte, promove-se uma reflexão sobre a presença da violência na literatura brasileira, em especial, a literatura brasileira contemporânea. Na quarta seção, concretiza-se a análise do corpus. E, na última parte, apresentam-se os resultados parciais do problema abordado. Em linhas gerais, percebeu-se que os textos, particularmente os de autoria feminina, ocupam espaço marginal no livro didático. Além disso, as obras literárias que tratam da ditadura civil-militar brasileira figuram apenas no nível da referência a alguns escritores e obras. Escorado em autores como Butler (2017); Bourdieu (2012); Zolin (2005; 2010); Ginzburg (2012; 2017); Seligmann-Silva (2000); Benjamin (2012); Candido (2004), objetivou-se estabelecer uma reflexão crítica sobre o tema.

Biografia do Autor

Jéssica Maria Cruz Silva, Universidade Estadual do Piauí

Mestranda em Letras (bolsista CAPES), pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Possui graduação em Letras Português pela UESPI (2018) e especialização em Literatura brasileira pelo Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu (2019).

Adão Marcelo Lima Freire Alves, Universidade Estadual do Piauí

Mestrando em Letras pela Universidade Estadual do Piauí. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (2014) e especialização em Literatura e Ensino e Outras Linguagens pela Universidade Estadual do Piauí (2018). Atualmente é professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, atuando no ensino superior e nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura.

Downloads

Publicado

2021-08-01