Entre as fronteiras da teoria, da análise e do ensino

alguns desafios do professor de literatura

Autores

  • Rian Lucas da Silva IFPB
  • Otoniel Machado da Silva IFPB

Resumo

São vários os desafios que o ensino da literatura pode trazer para o professor do ensino médio. A preparação docente, além de exigir os conhecimentos teóricos e metodológicos, requer a devida articulação deles com os objetivos que se buscam com a leitura literária. A seleção de textos a serem analisados em sala de aula e a indicação do livro didático não podem ser consideradas como meras rotinas da docência, pois tais escolhas vão incidir diretamente no perfil de leitor que se quer formar e indicar se estas escolhas são excludentes ou não. Assim sendo, a principal problemática encontrada para a realização deste trabalho se refere ao fato de existir diversas abordagens, métodos e/ou concepções para o ensino de Literatura. Nessa conjuntura, o presente artigo busca refletir sobre a noção de literatura a partir da ideia de literariedade desenvolvida pelos formalistas russos, explicitando como essa noção se enquadra no paradigma de ensino analítico-textual e enumerando os desafios que essa abordagem de ensino pode trazer ao professor de literatura. Para a realização deste estudo, a metodologia adotada parte da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, amparando-se em alguns autores como Abreu (2003); Cosson (2020); Eagleton (2003); Fiorin (2000); Hansen (1999) e Lajolo (1995).

Biografia do Autor

Rian Lucas da Silva, IFPB

Atualmente, é discente no curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Otoniel Machado da Silva, IFPB

Doutor em Letras (Literatura e Cultura - UFPB/2017), Mestre em Letras (Literatura e Cultura - UFPB/2009), Especialista em Planejamento e Gestão do Ensino-Aprendizagem (Unipê/2007), Licenciado em Letras, Habilitação Português e Inglês, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2003), Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa - Unipê (2002). Experiência docente nas áreas de Literatura, Teologia, Filosofia, Sociologia e Educação. Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, Campus João Pessoa.

Downloads

Publicado

2021-08-01