Poema-ação: vozes discentes em versos

Autores

  • Norma Seltzer Goldstein Universidade de São Paulo
  • Viviane Mendes Leite Universidade de São Paulo
  • Luciana Taraborelli Universidade de São Paulo

Resumo

O poema é um gênero cuja interpretação se abre para mais de um sentido. Em sala de aula, o poema  torna-se um caminho para o desenvolvimento criativo e estético.  Oferecer poemas aos alunos é uma forma de motivá-los a ler e escrever de maneira reflexiva e criativa, como ilustra o projeto aqui apresentado, “Oficina de Poemas”, voltado à leitura e escrita de poemas, realizado com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de escola pública do estado de São Paulo. As aulas de leitura tiveram como meta inspirar os alunos a percorrer o campo da poesia; já as aulas de produção escrita buscaram abrir espaço para a manifestação das vozes discentes, resultando em diálogo entre alunos e poetas lidos, assim como em trocas entre colegas. Os resultados apresentados são referentes a três das 25 oficinas do projeto e ilustram como a voz do aluno reflete e refrata o mundo em que vive, de maneira crítica e reflexiva.

 

Biografia do Autor

Norma Seltzer Goldstein, Universidade de São Paulo

 

Bacharelado em Letras – Português e Francês, Mestrado e Doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Atualmente, é professora sênior do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Linguística Aplicada. Atua, ainda, no projeto PROFLETRAS-USP em rede nacional.

 

Viviane Mendes Leite, Universidade de São Paulo

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa Linguística Aplicada ao Português. Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional (PROFLETRAS) da Universidade de São Paulo. Professora da rede pública municipal, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Desenvolve projeto científico que envolve o estudo de multiletramentos. Trabalha com projeto de leitura interdisciplinar, voltado para o ensino fundamental da rede pública.

Luciana Taraborelli, Universidade de São Paulo

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa Linguística Aplicada ao Português. Mestre em Letras -Mestrado Profissional em Letras – Profletras - pela Universidade de São Paulo, na área de Linguística Aplicada. Professora da rede púbica do estado de São Paulo. Trabalha com linguagem literária e ensino de língua materna: práticas escolares voltadas ao texto literário, em particular do gênero textual poema, explorando seus vários aspectos: gramatical, textual e discursivo - e os efeitos de sentido que produzem.

Downloads

Publicado

2021-08-01