A Literatura e os estudos literários na escola

algumas reflexões

Autores

Resumo

A sala de aula é um espaço privilegiado para a formação de leitores. Entretanto, diversos são os fatores que contribuem para que as escolas tenham dificuldades de cumprir seu papel estratégico em motivar o hábito de leitura de textos literários entre jovens. Neste artigo, nosso objetivo consiste em compartilhar reflexões sobre o papel que o professor deve assumir como agente mediador de leitura. Ao longo do texto, questionamo-nos sobre fundamentos que orientam e justificam o ensino de literatura no espaço escolar, partindo de nossa experiência na formação de professores, seja por meio de componentes curriculares na graduação em Letras, estágios, projetos de pesquisa, ações de extensão e programas de iniciação à docência. Os dilemas postos exigem que o professor seja um leitor ativo e curioso, capaz de sensibilizar seus estudantes para os efeitos estéticos que a literatura provoca, mediar discussões que permitam interpretações sobre o texto literário e aproximá-los dos benefícios que a literatura pode contemplar.

Biografia do Autor

Pablo Lemos Berned, UFFS

Doutor em Estudos de Literatura pela UFF. Professor Adjunto de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Cerro Largo/RS.

Demétrio Alves Paz, UFFS

Doutor em Letras pela PUCRS. Professor Associado de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Cerro Largo/RS.

Downloads

Publicado

2021-08-01