Grupos juvenis e a construção de identidade em A Clockwork Orange

Autores

  • Luís André Gonçalves Werlang Universidade Feevale
  • Marinês Andrea Kunz Universidade Feevale
  • Rosi Ana Grégis Universidade Feevale

Resumo

Este artigo objetiva entender como se dá a construção de identidade da personagem adolescente Alex e seus amigos, em A Clockwork Orange, de Anthony Burgess, que se inspirou no número crescente de adolescentes nas ruas inglesas, no início dos anos 1960, para escrever sua narrativa distópica de violência juvenil. Por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico, relaciona-se a construção de identidade dos adolescentes da narrativa com a de grupos juvenis do período pós-guerra britânico - Teddy Boys (anos 50), Mods e Rockers (anos 60). Verificou-se que o grupo ficcional guarda semelhanças com esses jovens quanto à organização identitária, em relação à classe social, vestimenta, lazer e comportamento desviante, o que os enquadra no que teóricos sociais denominam subcultura juvenil. O que mais os diferencia é a visão distópica e trágica da violência juvenil retratada por Burgess. Embora tenha surgido um certo “pânico moral” na sociedade inglesa devido ao crescimento do comportamento gregário e desviante dos adolescentes, a violência das jovens personagens na narrativa ganha proporções maiores. Não obstante, são retratados em A Clockwork Orange elementos da construção de identidade juvenil que podem ser observados não apenas na juventude do século XX, como também na do século XXI.

Biografia do Autor

Luís André Gonçalves Werlang, Universidade Feevale

Licenciado em Letras Português-Inglês pela Universidade Feevale.

Marinês Andrea Kunz, Universidade Feevale

Graduada em Letras Português-Alemão pela UNISINOS (1994), Mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (1998) e Doutora em Linguística e Letras pela PUCRS (2004).

Rosi Ana Grégis, Universidade Feevale

Possui Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Letras - Linguística Aplicada - pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). 

Downloads

Publicado

2021-10-01

Edição

Seção

Estudos Literários