A heterogeneidade do dizer na obra “A amiga genial”, de Elena Ferrante:

uma análise discursiva

Autores

Resumo

A Análise de Discurso de linha pecheuxtiana (AD) ocupa-se de uma abordagem materialista dos estudos do discurso, uma vez que tais discursos são atravessados pelos saberes de ordem do inconsciente e da ideologia. Em nossa posição, entendemos que o discurso literário se configura, a partir da noção de linguagem compreendida pela AD,  como um espaço de resistência, pois produz novos sentidos, a partir do gesto de leitura. Para compreender como o discurso literário significa no âmbito dos estudos da Análise de Discurso, realizamos uma análise discursiva de sequências selecionadas a partir do corpus formado por duas obras da série tetralogia napolitana “A amiga genial”, da escritora Elena Ferrante. A partir da concepção de heterogeneidade da linguagem, abordada por Authier-Revuz (1998; 2004), demonstramos como determinadas construções linguísticas fornecem pistas, ao leitor, da relação entre linguagem, corpo e violência bem como delimitam fronteiras do discurso do eu do outro no discurso dos sujeitos-personagens da obra.

 

Biografia do Autor

Monica Ferreira Cassana, Universidade Federal de Pelotas

Professora na Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora adjunta do projeto de pesquisa Estéticas da Resistência.

Brenda da Silva Naparo, Universidade Federal de Pelotas

Aluna do curso de graduação em Letras na Universidade Federal de Pelotas. Membro do projeto de pesquisa Estéticas da Resistência.

Downloads

Publicado

2022-06-12