Caminhos de resistência das personagens Bibiana, Belonísia e Santa Rita Pescadeira em Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior

Autores

Resumo

Este artigo discute a composição das três personagens que narram o romance Torto Arado de Itamar Vieira Júnior: Bibiana, Belonísia e Santa Rita Pescadeira. Através da caracterização dessas personagens, analiso suas relações com as ideias de trabalho, vida e natureza. As três personagens são consideradas a partir de suas vivências, seus caminhos de resistência em nome da luta pela terra e a própria sobrevivência de cada uma. Para isso, conjeturo as relações entre o romance, a pesquisa etnográfica da tese doutoral de Itamar Vieira Júnior (2017) e a ideia de amefricanidade em Lélia Gonzalez (2020). Outros referenciais teóricos são Cuti (2010), Eduardo de Assis Duarte (2015), Lilia Schwarcz (2019), etc. A partir das relações de poder literalizadas em Torto Arado uma realidade presente no interior do Brasil é representada, sobre uma face da população ainda sujeita a propostas mantenedoras de um esquema colonial, escravista e racista. Concluo que as personagens são caracterizadas como mulheres negras quilombolas que lutam a partir de suas particularidades. Elas ressignificam suas existências e suas relações entre elas e a natureza.

Biografia do Autor

Allan Jonhnatha, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) / Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pós-graduando nas especializações de Língua Portuguesa e Literatura no Contexto Educacional; Arte, Cultura e Educação e Metodologia do Ensino de História e Geografia e suas Linguagens pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (UNICESUMAR). Mestrando em História e Letras pela FECLESC/UECE. Pesquisa nas áreas de Literatura Especulativa (Fantasia, Ficção Científica e Distopia), Literatura Cearense e de Língua Inglesa, bem como História Contemporânea do século XIX à atualidade, História do Brasil e do Ceará. Também trabalha com pesquisas envolvendo Áudio Visual: Cinema e Televisão, Estética e Moda, Educação e Relações Étnico-raciais. Ex-bolsista (PIBIC/CNPq) na área de Educação e ex-bolsista do Programa Residência Pedagógica (CAPES). Integrante do grupo de estudos de literatura produzida por mulheres intitulado Filhas de Avalon. É professor de inglês no Centro de Ensino FISK - Quixadá e professor voluntário de História na Rede de Educação Popular Emancipa - Núcleo do Sertão Central do Ceará.

Downloads

Publicado

2022-06-12