AUTOBIOGRAFIA E FICÇÃO EM XENTE DE INVERNO, DE XOSÉ LOIS GARCÍA

Autores

  • Carla Denize Moraes Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Cláudio José de Almeida Mello Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Resumo

Ainda pouco conhecido no Brasil, Xosé Lois García, nascido em Lugo, na comunidade autônoma da Galícia, Espanha, representa um papel importante na cultura e na literatura galegas. Estudioso das manifestações culturais e da arte românica e seus símbolos, crítico literário e escritor, ele tem sua maior produção na poesia, ainda que possua narrativas de grande relevância. O objeto deste estudo trata-se de um de seus livros, Xente de inverno (1995), que reúne quinze contos, com histórias ambientadas na Galícia dos anos 1940 e 1950, as quais estabelecem um diálogo com a realidade vivenciada pelo autor em sua infância. Os textos dessa coletânea transitam entre história e ficção, com uma linguagem carregada de lirismo e forte presença da memória cultural do autor e da sociedade galega. Por meio de procedimentos de revisão bibliográfica, análise e crítica literária, o objetivo deste trabalho é investigar os limites entre o autobiográfico e o ficcional em Xente de Inverno, a fim de compreender as relações entre ficção e memória. A partir dessa correlação acredita-se ser possível compreender as possibilidades e limitações resultantes da associação dos gêneros autobiografia e ficção, bem como relacionar experiências pessoais do autor com ideologias veiculadas em sua narrativa.

Biografia do Autor

Carla Denize Moraes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Carla Denize Moraes é professora da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando na área de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Cláudio José de Almeida Mello, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Cláudio José de Almeida Mello é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Atua na área de Letras, com ênfase no Ensino de Língua e Literatura e Literatura Galega.

Referências

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 15ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

BOUZA, Xosé A. P. As estremas do realismo e a linguaxe em Xente de inverno. In: Xosé Lois García – Coloquio Homenaxe – Chantada, 13 e 14 de agosto de 2005. Coordenação Cristina Mello e Pepe de Requeixo. Barcelona: 7Amigos, 2006.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: Estudos de Teoria e História Literária. 11ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução Waltensir Dutra. 4ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

GARCÍA, Xosé Lois. Xente de inverno – contos. A Coruña: Ediciós do Castro, 1995.

GARCÍA, Xosé Lois. Galicia coincide en moitas cousas co norte de Portugal. [20 de janeiro, 2010] A Coruña: Revista La voz de Galicia.es. Entrevista concedida a Francisco Albo. Disponível em: <http://www.lavozdegalicia.es/lemos/2010/01/21/0003_8241098.htm> Acesso em: 03 ago. 2014.

LEITE, Dante Moreira. Ficção, biografia e autobiografia. In: LEITE, Dante Moreira. O amor romântico e outros temas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rosseau à Internet. Tradução Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Inês Coimbra Guedes. 2ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

MORAIS, Lívio de. Xosé Lois García, o investigador de África. In: Xosé Lois García – Coloquio Homenaxe – Chantada, 13 e 14 de agosto de 2005. Coordenação Cristina Mello e Pepe de Requeixo. Barcelona: 7Amigos, 2006.

MOURA, Andityas S. A letra e o ar: Palavra-Liberdade na Poesia de Xosé Lois García. Lisboa: Universitária Editora, 2004.

NOVAES, Adauto. (org.) Sobre tempo e história In: NOVAES, Adauto. Tempo e história. 2ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

REMÉDIOS, Maria Luiza. Literatura confessional: espaço autobiográfico. In: REMÉDIOS, Maria Luiza. Literatura confessional – autobiografia e ficcionalidade. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1997.

Downloads

Publicado

2017-08-01