Variações sobre a Saudade (2022): a dobra barroca enquanto ato de invenção

Autores

Resumo

Ao lançar a obra Variações sobre a Saudade (2022), a poeta e professora Patrícia Lino edifica trinta e nove variações visuais e audiovisuais que, ao nosso ver, desterritorializam, transformam e reconstituem poemas já existentes sobre a saudade. Este sentimento, tão vividamente descrito através da língua portuguesa, percorre a obra de Lino que será, aqui, analisada adjunta às obras teóricas acerca do Barroco de, principalmente, Gilles Deleuze, Ana Hatherly e Walter Benjamin. Nesse sentido, por meio da interpretação, da análise e da explicação de quatro variações encontradas na obra de Lino em questão, este trabalho se debruçará sobre a temática da variação – que, sob o ponto de vista de Deleuze, recebe o sinônimo de dobra; sob o de Hatherly, ato de invenção. Assim, a tão atual obra de Lino acaba por retrabalhar o sentimento tão exposto nos poetas e escritores portugueses, de Camões a Fernando Pessoa, mas, dessa vez, sob novas variações.

Biografia do Autor

Icaro Carvalho, UCLA

Ícaro Carvalho é doutorando na University of California, Los Angeles (UCLA). Sua pesquisa se concentra em espaços geográficos e classes sociais brasileiras através da literatura, cinema e letras de música. Sua tese de mestrado teve como objetivo dar voz aos conflitos sociais, políticos e culturais da classe trabalhadora urbana brasileira do século XX, estudando sua formação e seu impacto nas décadas subsequentes.

Bianca Mayer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda no curso PPG – Letras da UFRGS, sob orientação da professora Rita Lenira de Freitas Bittencourt, com pesquisa intitulada "A variação poética em Ana Hatherly e Patricia Lino: entre o verbo, a imagem e o som". Graduou-se em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela mesma universidade, onde atuou como pesquisadora bolsista de iniciação científica na área de Teoria Literária, Crítica e Comparativismo, sob orientação do professor Antônio Barros de Brito Junior. Esta pesquisa, então, focou-se em estudos acerca do trabalho de Gilles Deleuze e Ana Hatherly. Ademais, em sua graduação, participou, como bolsista Erasmus, de uma mobilidade acadêmica à Universidade do Porto, onde estudou, a nível de pós-graduação, estética literária. Interessa-se por poesia contemporânea, poesia visual, cinema brasileiro e canção popular brasileira.

Downloads

Publicado

2022-09-26