O LIP-SYNC KARAOKE (LSK) ENQUANTO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: RELATO DE EXPERIÊNCIA (CH00.2014.PJ.0197)

Autores

  • Albert Cristian Dutra da Mota
  • Expedito Vital Marinho Júnior
  • Maria Manolisa Nogueira Vasconcellos

Resumo

Este trabalho objetiva descrever e relatar três anos de realização do LIP-SYNC KARAOKE (dublagem musical), atividade lúdica para a aprendizagem do inglês. O LSK foi iniciado em 2014, pela primeira dupla de bolsistas da Fulbright (ETAs), em situação de desenvolvimento de ações de difusão linguístico-cultural junto à UFC. O LSK consiste em reunir amantes do inglês (comunidades interna e externa), no Bosque Moreira Campos – CH, onde selecionam e dublam músicas de sua preferência nessa língua. Apesar de ser uma atividade lúdica, aparentemente sem grandes pretensões, o LSK desempenha papel bastante relevante nesse contexto de ensino-aprendizagem: (a) reforça compreensão auditiva e acuidade de pronúncia; (b) representa um recurso bastante eficaz na aprendizagem da língua inglesa, seja na área fonológica, lexical ou sintática; (c) facilita a fixação de conteúdos, vocabulário e estruturas sintáticas, visto que usam linguagem simples, conversacional e com muita repetição; (d) estimula a criatividade e atua na área psico-emotiva, favorecendo a descontração e a assimilação de novos conhecimentos (aspectos léxico-gramaticais e socioculturais), etc. Nesses três anos de realização da atividade, observamos que, dada sua natureza multifacetada, o LSK promove a automaticidade dos aspectos linguísticos, a conexão entre língua e cultura e a motivação intrínseca e extrínseca no seu público, cada vez mais crescente.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

XXV Encontro de Extensão