ISSO NÃO É UMA INTRODUÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE INCENTIVO À CONTINUIDADE DOS ESTUDOS EM TEORIA DA LITERATURA.

Autores

  • Camila Gomes Varela
  • Fernanda Maria Abreu Coutinho

Resumo

As disciplinas de Teoria da Literatura I e II são disciplinas do início do curso de Letras, a forma em que o currículo de Letras está estruturado pode dar uma falsa impressão que estas disciplinas são meramente introdutórias para o estudo da literatura. No entanto, elas devem acompanhar o aluno do Curso de Letras durante todo o seu percurso enquanto graduando e mesmo depois, quando o estudante se tornar um profissional da área docente. Buscando combater essa falsa impressão, os monitores de Teoria I e II organizaram um grupo de estudos. Este trabalho tem a finalidade de relatar a experiência do Grupo de Estudos de Literatura e Teoria – GELIT. Os encontros ocorreram no primeiro semestre de 2016, a experiência consistiu em encontros quinzenais, nos quais eram discutidos de forma dialogal temas pertinentes para as disciplinas, como: a definição de literatura, a definição de gênero literário, a relação da literatura com a história, o fazer poético e a literatura contemporânea de caráter experimental. Os objetivos consistiam em atuar no exercício da docência no âmbito da universidade, estabelecendo diálogo constante entre Teoria e demais disciplinas curriculares da literatura, de modo a evidenciar as inter-relações entre os modos de apreensão do objeto literário, bem como fomentar a discussão a respeito dos conteúdos previstos nas disciplinas. Como resultados, obtivemos uma união entre os monitores de Teoria da Literatura I e II, evidenciando que essa separação não existe dentro da Teoria da Literatura, constituindo uma separação apenas curricular; o exercício da autonomia dos monitores enquanto organizadores de um grupo de estudos; a criação de um espaço para a continuidade dos estudos em Teoria após as disciplinas terem sio integralizadas pelos participantes.

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

XXV Encontro de Iniciação à Docência