PERFIL DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA IV PELA PERSPECTIVA DISCENTE
Resumo
A bolsa do Programa de Iniciação à Docência (PID) concedida por meio do Departamento de Literatura do Curso de Letras para o exercício da monitoria das turmas de Literatura Brasileira IV determina, dentre outras coisas, que o monitor deve contribuir para a avaliação do andamento da disciplina ou da área. Com base nisso, meu trabalho visa apresentar a avaliação que os próprios alunos da disciplina de Literatura Brasileira IV fazem dos conteúdos estudados e dos objetivos propostos, além de analisarem o percurso da área literária oferecido pelo Curso de Letras em sua grade curricular. Para isso, elaborei um questionário online com expectativa de alta responsividade, contendo perguntas diversas, incluindo questões de múltiplas escolhas e questões discursivas, que buscou identificar também as expectativas desses alunos ao entrarem no Curso de Letras e em qual grau elas haviam sido atendidas; abrindo espaço, ainda, para que os respondentes pudessem dar sugestões e dicas que pretendessem aperfeiçoar o programa da disciplina. Tenho como objetivo principal colher dados que melhor possam expressar a avaliação que os próprios alunos fazem da disciplina e da área de literatura, para, assim, fomentar o debate acerca das mudanças necessárias para o curso e para que professores e futuros monitores possam ter, caso julguem relevante, um auxílio na elaboração de programas e projetos que visem tornar a disciplina de Literatura Brasileira IV mais construtiva.
Publicado
2017-11-08
Edição
Seção
XXVI Encontro de Iniciação à Docência
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.