PROJETO INVENTE: ENSINANDO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A DESENVOLVER APLICATIVOS

  • Daniel Humberto Felipe Barbosa
  • Letícia S. Saraiva, Jayne Carvalho França, Paulo Cardoso
  • Maria Viviane de Menezes

Resumo

O Projeto Invente e um projeto de extensão da UFC- Campus Quixadá cujo objetivo e levar o conhecimento de computação para alunos de ensino médio, promovendo o primeiro contato destes alunos com a área de programação de computadores por meio de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos moveis. Dentro do contexto do projeto, os alunos são estimulados a criar um aplicativo que resolva ou amenize algum problema da comunidade. O processo de desenvolvimento vai desde a concepção do aplicativo, passando pelas fases de prototipação e, finalmente, a programação, seguindo a metodologia desenvolvida para a competição Technovation Brasil [Instituto-Paramitas(ONG) 2018]. A programação e realizada com a utilização do App Inventor [MIT 2018], que e uma ferramenta baseada em blocos na qual o usuário pode construir programas arrastando componentes. Este resumo visa relatar a metodologia utilizada no ensino do desenvolvimento do aplicativo “Passador de Imagens” para alunos do primeiro e segundo ano doEnsino Médio da EEM Gonzaga Mota, localizada na cidade de Quixadá . A aula iniciou pela explicação do objetivo do aplicativo a ser desenvolvido: uma galeria de imagens com botoes para que seja possível navegar entre as imagens. Os alunos trabalharam em duplas para o desenvolvimento do aplicativo em um computador. O passo a passo do desenvolvimento consistiu em mostrar cada componente que fazia parte do desenho do aplicativo: botoes, tela para a imagem, etc. Em seguida, foi mostrado como utilizar os blocos do App Inventor para programar as funcionalidades do aplicativo. Ao finalizar o desenvolvimento do aplicativo no computador, testes básicos foram efetuados e seguimos com a conexão do programa no computador com o celular dos alunos. Todos os alunos conseguiram concluir a atividade proposta e visualizar o aplicativos desenvolvido em seus celulares. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de passar de meros consumidores da tecnologia produzida por outros para serem programadores de seus próprios aplicativos. Concluímos que o App Inventor e uma ferramenta de fácil utilização por alunosde Ensino Médio, que nunca tiveram contato com o desenvolvimento de programas, e que esta atividade pode ser um forte estímulo para que tais alunos tenham interesse pela area de Tecnologia da Informação.
Publicado
2015-09-09
Seção
Encontros Universitários 2018 - Campus Quixadá