RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DE MATEMÁTICA DISCRETA

Autores

  • Josué N. Girão Silva
  • Carlos R. Rodrigues Filho

Resumo

Este relato descreve como o Projeto de Iniciação a Docência (PID), que foi desenvolvido pelos bolsistas voluntários e remunerados em conjunto com os professores orientadores, ocorreu nas turmas de Matemática Discreta durante o semestre 2018.2. Semanalmente, testes elaborados pelo professor da disciplina foram aplicados com o intuito de auxiliar os alunos a conseguirem compreender melhor e aplicar os conhecimentos lógicos e matemáticos repassados em aula. As questões dos testes foram respondidas por cada aluno em papel, os alunos tinham cerca de 30 minutos para respondê-las e as respostas foram corrigidas pelos monitores de forma a serem atribuídos aos testes uma nota de 0 a 10, além de comentários em cada questão respondida com dicas e explicações. A aplicação destes ajudou os monitores e o professor na realização de uma avaliação geral sobre em quais pontos específicos da disciplina os alunos frequentemente sentem dificuldade de aprender, essa detecção foi importante para saber onde deveríamos dar mais atenção com intuito de fortalecer bases. Além dos testes, ocorreram as monitorias duas vezes por semana, com uma duração de 2 horas cada, onde foram respondidas duvidas sobre o conteúdo com explicações menos formais de maneira a deixar mais claro o entendimento. A princípio houve complicações no que diz respeito a explanação de questões que exigiam raciocínio sobre manipulações algébricas e construção escrita de argumentações, mas conseguimos contorná-las através de praticas e resolução de alguns exercícios durante as monitorias. Houve também uma certa dificuldade inicial da parte de alguns monitores se tratando da tentativa de repassar o conhecimento, pois nao haviam tido a oportunidade de vivenciar isso em outra ocasião, e esse é um dos principais pontos desse projeto uma vez que seu objetivo e proporcionar tal experiencia, incentivando os alunos bolsistas a seguirem carreira acadêmica. E importante ressaltar que este projeto tem conseguido alcançar os objetivos primordiais e esta indo além dos tais, já que, os envolvidos estão conseguindo encontrar novos meios de promover o conhecimento em cada disciplina a qual ele e aplicado, motivando os alunos e, esperamos, diminuindo o índice de reprovações e trancamentos. Dessa forma, e possível propiciar um aprendizado em conjunto.

Publicado

2015-09-09

Edição

Seção

Encontros Universitários 2018 - Campus Quixadá